🔴 TRÊS AÇÕES DE IA E O INVESTIMENTO QUE PODE MULTIPLICAR POR 42X EM 12 MESES – VEJA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Projeções difíceis

Prever PIB vai ser igual prever câmbio, diz secretário de política econômica

Secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida que o setor público "não tem tanta liberdade" para revisar projeções do PIB

Adolfo Sachsida
Adolfo Sachsida, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, assumiu como ministro de Minas e Energia com pedido de estudo para privatizar a Petrobras. - Imagem: Reprodução

O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, afirmou nesta quarta-feira, 25, que o setor público "não tem tanta liberdade" para ficar revisando projeções de Produto Interno Bruto (PIB) com a mesma frequência dos analistas do mercado financeiro, porque as estimativas do governo são usadas como referência para o Orçamento. A atual projeção do governo para o PIB de 2020 é de expansão de 0,02%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sachsida, no entanto, que participou de conferência promovida pela Necton Investimentos, ressaltou que a incerteza resultante da crise do coronavírus dificultou a realização de estimativas para o desempenho do PIB.

"Prever o PIB em 2020 será como prever o câmbio", brincou o secretário, em referência à dificuldade que historicamente os economistas têm para acertar o nível do câmbio.

O secretário comentou ainda possíveis medidas para o sistema financeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

[captacao]

Leia Também

ASCENSÃO ANTES DA CRISE

O Vorcaro do Paraguai? Quem é o fundador do Ueno Bank, preso após a intervenção que colocou o governo em xeque

Conteúdo Empiricus

Sua empresa vale o que você imagina, ou o que o mercado pagaria? Uma decisão de US$ 32 bilhões do Google pode ajudar a entender

Ele ressaltou que o Banco Central (BC) tem cuidado bem disso, mas disse que a Secretária de Política Econômica tem uma área para o mercado financeiro na qual algumas medidas podem ser trabalhadas. "Temos entraves para fundos de pensão, seguradoras e mercados de capitais que podem ser melhorados", afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Banco de Brasília - BRB (BSLI4) 6 de novembro de 2026 - 11:40
5 de novembro de 2026 - 14:40
Fundo Garantidor de Crédito (FGC). 5 de novembro de 2026 - 11:08
Selic Copom Gabriel Galípolo 4 de novembro de 2026 - 18:48
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 4 de novembro de 2026 - 17:43
Luis Otavio Leal, economista-chefe e sócio da G5 Partners 4 de novembro de 2026 - 6:43
Fachada do Banco do Brasil (BBAS3). Divulgação/Giovanni Nobile 3 de novembro de 2026 - 12:30
Prédio do Banco Central. 3 de novembro de 2026 - 9:10
O economista André Lara Resende 2 de novembro de 2026 - 13:58
Gráfico de análise do mercado financeiro de ações com acumulações crescentes de moedas, uma sobreposição de gráfico em velas e um calendário. ID da foto: 2255662762 1 de novembro de 2026 - 15:04
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar