Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Mercado de trabalho

País tem taxa de informalidade de 40,7% no trimestre até janeiro, revela IBGE

38,3 milhões de trabalhadores atuam na informalidade, segundo dados da Pnad Contínua

seguro-desemprego
Imagem: Shutterstock

O País alcançou uma taxa de informalidade de 40,7% no mercado de trabalho no trimestre até janeiro, com 38,3 milhões de trabalhadores atuando na informalidade, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O trabalho por conta própria alcançou 24,575 milhões de brasileiros no trimestre encerrado em janeiro. Em apenas um ano, o trabalho por conta própria ganhou a adesão de 745 mil pessoas. Em um trimestre, foram 129 mil trabalhadores a mais nessa condição.

O trabalho sem carteira assinada no setor privado somou 11,673 milhões de ocupados nessa situação. O emprego sem carteira no setor privado aumentou em 419 mil vagas em um ano. Em um trimestre, foram 179 mil trabalhadores a menos.

O setor público fechou 149 mil vagas em um trimestre, mas contratou mais 65 mil em relação a um ano antes. Já o trabalho doméstico dispensou 54 mil pessoas em um trimestre. No período de um ano, há 37 mil pessoas a mais no trabalho doméstico.

Vagas com carteira assinada

O mercado de trabalho registrou abertura de 504 mil vagas com carteira assinada no setor privado no trimestre encerrado em janeiro, uma alta de 1,5% em relação ao trimestre terminado em outubro do ano passado, segundo o IBGE.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O resultado, porém, ainda está carregando o bom desempenho da geração de vagas formais visto em novembro e dezembro de 2019, lembrou Adriana Beringuy, analista da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE. Dois terços da taxa de desemprego do trimestre encerrado em janeiro de 2020 são de informações de novembro e dezembro do ano anterior.

Leia Também

MAIS DIFÍCIL DO QUE PARECE

Timemania desencanta, sai pela primeira vez no ano, faz o único milionário da rodada e ofusca prêmios da Lotofácil 3706 e da Dia de Sorte 1223

FAIXA DE AREIA MAIS CARA

Cidade dos milionários perde posição de metro quadrado mais caro do país para outra cidade litorânea

"Ainda está muito impactado pelos dados do fim de 2019. Esse aumento na carteira está muito influenciado pelo movimento de novembro e dezembro. A gente não pode esquecer que esses dados estão incorporando os dados de novembro e dezembro. Então não posso afirmar que 2020 se inicia com sustentabilidade da carteira. O momento é bem misto, não tenho como saber de forma clara como se inicia 2020", resumiu Adriana.

Na comparação com o trimestre encerrado em janeiro de 2019, foram criadas 845 mil vagas formais no setor privado no trimestre terminado em janeiro de 2020, uma elevação de 2,6%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
dinheiro 9 de junho de 2026 - 14:17
Calendário BPC 2026 9 de junho de 2026 - 13:46
9 de junho de 2026 - 11:56
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 9 de junho de 2026 - 11:32
Calendário pis-pasep 2026 8 de junho de 2026 - 16:44
Bolsa família nis final 5 8 de junho de 2026 - 15:44
todo mundo em panico 6 (1) 8 de junho de 2026 - 11:27
feriado 8 de junho de 2026 - 11:14
destinos românticos dia dos namorados viagem romance casal 7 de junho de 2026 - 8:04
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar