🔴 O MELHOR TRADER DO MUNDO VAI TE AJUDAR NA BUSCA POR R$ 1 MILHÃO – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

de olho na commodity

Oferta global de petróleo cai em dezembro com ajuda de sauditas, diz AIE

AIE também relatou pequenos aumentos na oferta de Congo, Guiné Equatorial e Gabão, a também da Venezuela, que está isenta dos cortes da Opep devido a sua precária situação econômica

Plataforma de petróleo
Imagem: Shutterstock

Uma queda na produção de petróleo da Arábia Saudita, líder informal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), foi um dos principais fatores para a redução da oferta global da commodity em dezembro, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em relatório mensal divulgado nesta quinta-feira, a AIE informou que a produção saudita diminuiu 200 mil barris por dia (bpd) em dezembro, a 9,68 milhões de bpd, contribuindo para um recuo de 780 mil bpd na oferta mundial.

No documento, a AIE também reiterou suas previsões de avanço na demanda global por petróleo em 2019 e 2020, em 1 milhão de bpd e 1,2 milhão de bpd, respectivamente, e também manteve sua projeção de crescimento da oferta este ano, em 2,1 milhão de bpd.

O relatório da AIE vem um mês depois de a Opep e dez aliados, incluindo a Rússia, decidirem aprofundar os cortes em sua produção combinada em 500 mil bpd, para cerca de 1,7 milhão de bpd, até o fim de março.

Em dezembro, a oferta total da Opep caiu apenas 180 mil bpd. Embora a produção saudita tenha recuado, a de Angola, por exemplo, cresceu 130 mil bpd no último mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A AIE também relatou pequenos aumentos na oferta de Congo, Guiné Equatorial e Gabão, a também da Venezuela, que está isenta dos cortes da Opep devido a sua precária situação econômica.

Leia Também

ESTÁ VALENDO

Primeiro dia sem bets e R$ 1,3 bilhão em saldo: o prazo para a restituição das apostas on-line começará a correr

SD EXPLICA

O Brasil vai dar calote na dívida pública? Entenda os riscos para os títulos públicos do Tesouro Direto

Ainda no relatório de hoje, a AIE previu que a produção de países como Brasil, Noruega, Canadá, Austrália e Guiana continuará aumentando, o que ajudará a compensar parcialmente uma "marcante desaceleração" no avanço da oferta dos EUA. Fonte: Dow Jones Newswires.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
5 de outubro de 2026 - 14:21
Mega-Sena perde a liderança dos maiores prêmios das loterias da Caixa. 5 de outubro de 2026 - 7:48
eleições 2026 brasil economia investimentos bolsa ibovespa 4 de outubro de 2026 - 11:39
Botijões do programa Gás do Povo, benefício social para famílias de baixa renda 4 de outubro de 2026 - 5:13
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 3 de outubro de 2026 - 5:08
Tela do Meu INSS com opção de acesso pela conta gov.br 2 de outubro de 2026 - 5:07
Uma gangarra representando o Ibovespa: de um lado (vermelho), a gangorra está para baixo. De outro (verde), a gangorra está para cima. No centro, o Ibovespa. 1 de outubro de 2026 - 19:50
1 de outubro de 2026 - 15:01
pix internacional 1 de outubro de 2026 - 11:01
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar