🔴 [NO AR] ONDE INVESTIR NO 2º SEMESTRE: Renda Fixa em 2026: Ainda Vale Comprar Tesouro IPCA+? – ASSISTA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
RECORDE

Itaipu alcança nível recorde de produtividade e gera 79,4 milhões de MWh em 2019

De acordo com a comunicação do empreendimento, o resultado é fruto do nível recorde de produtividade da usina, que foi de 1,0794 MWmed/m/s

Eletrobras
Usina hidrelétrica de Itaipu. - Imagem: Alexandre Marchetti/ItaipuBinacional

A hidrelétrica binacional Itaipu, a segunda maior usina do mundo, produziu 79,4 milhões de megawatts-hora (Mwh) no ano de 2019, mesmo em um ano de poucas chuvas e hidrologia adversa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a comunicação do empreendimento, o resultado é fruto do nível recorde de produtividade da usina, que foi de 1,0794 MWmed/m/s, o melhor resultado em 35 anos de operação da usina. Esse indicador mostra a relação entre a quantidade de energia gerada com a vazão turbinada (o volume de água que passou pelas unidades geradoras, medido em metros cúbicos por segundo).

Segundo Itaipu, o volume de energia produzido em 2019 seria suficiente para abastecer o mundo por um dia e seis horas; o Brasil, por dois meses e um dia; o Paraguai, por cinco anos, sete meses e cinco dias; o Estado de São Paulo, por sete meses e dez dias; e a cidade de São Paulo, por dois anos, dez meses e 22 dias.

"O aperfeiçoamento do trabalho binacional das nossas equipes nos tem permitido maior sinergia, colhendo resultados de produtividade e disponibilidade, como os verificados, o que tem maior valor ainda quando nos deparamos com um ano seco como 2019", disse o diretor técnico de Itaipu, Celso Torino.

Para 2020, a usina trabalha com expectativa de mais chuva e, consequentemente, maior produção de energia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro indicador que mostra a performance operacional da hidrelétrica é o FDO (Fator de disponibilidade de unidades geradoras). O FDO indica o porcentual de tempo em que as unidades geradoras da usina estavam prontas para produzir energia e atender as demandas dos sistemas elétricos do Brasil e do Paraguai. Em 2019, esse índice foi de 97,55%, também um novo recorde de disponibilidade do empreendimento.

Leia Também

QUE VACILO!

Apostador paulista comete erro ‘imperdoável’ na Lotomania e perde prêmio milionário; Lotofácil acumulada vai a R$ 15 milhões, mas não alcança Mega-Sena

QUE BOLADA!

Caixa abre apostas para Lotofácil da Independência 2026 com prêmio recorde

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
micron mutc34 ia tecnologia 18 de julho de 2026 - 10:00
Caixa promove sorteio de suas loterias. 17 de julho de 2026 - 14:45
17 de julho de 2026 - 11:52
Ações da Camil (CAML3) caem forte na bolsa. (1) 15 de julho de 2026 - 18:10
pessoa abastecendo o carro com gasolina 15 de julho de 2026 - 14:45
Cédulas de real e calculadora para representar dinheiro 15 de julho de 2026 - 13:06
Fundo Garantidor de Crédito (FGC). 15 de julho de 2026 - 11:39
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar