O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
IIF revisou para baixo sua projeção para o PIB global e passou a prever contração de 2,8% em 2020

O Instituto Internacional de Finanças (IIF) revisou para baixo sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) global e passou a prever contração de 2,8% em 2020, o que significa que o "choque causado pela covid-19 será mais acentuado do durante a crise financeira de 2008". Em relatório divulgado nesta quinta-feira, 9, a instituição também estimou que a economia brasileira, "não tendo se recuperado totalmente da recessão de 2015", encolherá 4,1% neste ano.
Segundo o documento, o crescimento da China deve desacelerar a 2,1% em 2020.
O Instituto calcula ainda fortes retrações na atividade econômica de Estados Unidos (-3,8%), Japão (-4,2%) e zona do euro (-5,7%) neste ano. "Nossa previsão assume que haverá estabilização e recuperação parcial no segundo semestre do ano, uma premissa que está sujeita a riscos", destaca.
Na avaliação do IFF, as economias emergentes serão as mais afetadas pela recessão, com PIB da América Latina registrando queda de 5% no ano.
A instituição explica que esses países registraram fuga de capital recorde no primeiro trimestre, superando o auge da crise de 2008. "Uma combinação do choque da covid-19 com substancial queda nos preços do petróleo, após o fracasso das negociações da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+), causou uma saída de capitais de US$ 83 bilhões só em março", pontua.
O Instituto ressalta que, em meio à crise, o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) tomou algumas medidas para apoiar a liquidez de mercados emergentes, entre elas a implementação de linhas de swaps cambiais com outros BCs.
Leia Também
"No entanto, em alguns casos, o choque da covid-19, combinado com desafios preexistentes, demandará ações adicionais", diz o IIF.
FAÇA O QUE DIGO...
WEB SUMMIT RIO 2026
PIX COM PROTEÇÃO MÁXIMA
ENCRUZILHADA DOS JUROS
FIGURINHA DE GRAÇA
MENOS APERTO
WEB SUMMIT RIO 2026
IA NA COPA
FAÇA O QUE EU DIGO...
WEB SUMMIT RIO 2026
WEB SUMMIT RIO 2026
PROJEÇÕES ECONÔMICAS
CARROS
TRABALHAR NA COPA?
MAIS DIFÍCIL DO QUE PARECE
FAIXA DE AREIA MAIS CARA
WEB SUMMIT RIO 2026
OLHA O GÁS
DESAFIO ARQ