O mercado financeiro reduziu a projeção de queda do PIB, de 5,77% para 5,66%, mostra a edição desta segunda-feira (3) do Focus, do Banco Central. A expectativa para o ano seguinte foi mantida em avanço de 3,50%.
Agentes financeiros têm gradativamente melhorado as estimativas para a economia brasileira neste ano, conforme o avanço do processo de retomada das atividades. Há um mês, o mercado projetava uma queda de 6,50 do PIB.
O mercado também alterou a projeção para a inflação neste ano, de avanço de 1,67% para alta de 1,63%. Em 2021, o IPCA deve ter alta de 3%, ainda segundo o Focus.
O boletim mostrou manutenção de estimativa para a Selic em 2%. Hoje a taxa básica de juros está em 2,25%, que já é uma mínima histórica. O Banco Central comunica na quarta-feira (5) se mantém ou reduz novamente a Selic.
Segundo o Focus, o dólar deve terminar o ano a R$ 5,20 - mesma projeção há pelo menos um mês. Na sexta-feira, a moeda norte-americana terminou o dia cotada a R$ 5,21, depois de passar por um alívio em julho.