🔴 É HORA DE SAIR DA DEFENSIVA: ESTES 10 ATIVOS PODEM MULTIPLICAR ATÉ 400x EM 12 MESES – CONFIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Orientação

FecomercioSP recomenda a varejistas que não aumentem estoques

De acordo com posicionamento da FecomercioSP, este "não é o momento de investir, endividar-se ou assumir compromissos no longo prazo"

Varejo tecnologia
Imagem: Shutterstock

Após o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), decretar quarentena e o fechamento do comércio presencial por conta do avanço do coronavírus no Estado, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (FecomercioSP) recomenda aos varejistas de bens duráveis e semiduráveis que não ampliem os estoques. Segundo a instituição, este "não é o momento de investir, endividar-se ou assumir compromissos no longo prazo".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A entidade ainda recomenda aos empresários do setor a se atentarem ao fluxo de caixa e aos gastos fixos pois, segundo a FecomercioSP, é preferível ter "um crédito bem contraído e planejado a deixar de pagar os compromissos, tornar-se inadimplente e ter que correr atrás de juros".

Como alternativa aos "juros altos das instituições financeiras tradicionais", a FecomercioSP também recomenda a tomada de crédito pelas estatais DesenvolveSP e Banco do Povo Paulista, que liberaram R$ 500 milhões de reais para o comércio e turismo do Estado.

Um levantamento da FecomercioSP diz que a medida de quarentena do governo estadual afeta mais de 1 milhão de empregos formais, que ocupam vagas em cerca de 460 mil estabelecimentos que fecharão suas portas temporariamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A FecomercioSP ainda indica que são movimentados cerca de R$ 1 bilhão de reais ao dia pelo setor. "Ainda não é possível mensurar o quanto desse total deixará de ser movimentado, visto que ainda haverá atendimento por aplicativos, sites e delivery", afirmou a instituição.

Leia Também

DESALECERAÇÃO DA IA

Dona do ChatGPT descarta IPO neste ano e executivos fazem alerta sobre IA: haverá um freio na tecnologia?

DEIXOU DE SER EXCLUSIVO

Venda de apartamentos de luxo despenca 53% em São Paulo. Quais os planos das incorporadoras para os super-ricos?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em um fundo que traz uma montagem com cédulas e gráficos, Roberto Padovani, economista-chefe do Banco BV, aparece do lado direito usando blazer azul e camisa branca. Do lado esquerdo, a pergunta: Por que os juros não caem? 11 de setembro de 2026 - 17:32
lotofácil da independência 11 de setembro de 2026 - 9:45
Imagem gerada por inteligência artificial mostra muitos condôminos discutindo em um condomínio com diversas torres de prédios. Ao fundo, há ainda uma churrasqueira e uma piscina 10 de setembro de 2026 - 12:35
Botijões de gás de cozinha do programa Gás do Povo em destaque, com identidade visual do governo federal, representando benefício social para recarga gratuita de gás de cozinha destinado a famílias de baixa renda. 10 de setembro de 2026 - 9:01
Bomba de combustível diesel e gasolina 9 de setembro de 2026 - 19:15
Chuva forte em São Paulo 9 de setembro de 2026 - 16:02
Imagem criada por inteligência artificial para ilustrar o projeto da OpenAI, dona do ChatGPT, para Wall Street. 9 de setembro de 2026 - 15:04
ID da foto:1275677842 9 de setembro de 2026 - 10:10
Fim do feriado 7 de setembro. 8 de setembro de 2026 - 6:42
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar