🔴 [NO AR] ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA: 3 AULAS GRATUITAS – ASSISTA AGORA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

PREVIDÊNCIA

Estados estão aprovando reformas da Previdência e isso é muito positivo, diz Mansueto

"Alguns investidores me perguntaram no fim do ano se a situação dos Estados poderia piorar. Eu disse que não, porque já piorou", acrescentou o secretário

Previdência Social,Reforma da Previdência

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, disse nesta quarta-feira, 29, que diversos Estados têm corrido para a aprovar reformas nas Previdências estaduais, independentemente dos partidos à frente dos governos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Estamos vendo vários Estados aprovando reformas robustas, seguindo as mesmas regras da reforma do governo federal. Isso é muito positivo", avaliou o secretário. "Alguns investidores me perguntaram no fim do ano se a situação dos Estados poderia piorar. Eu disse que não, porque já piorou", acrescentou.

Déficit zero

Após um déficit primário de R$ 95,065 bilhões em 2019, o Mansueto Almeida minimizou a promessa de campanha do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que o governo de Jair Bolsonaro zeraria o rombo fiscal já no primeiro ano de mandato. "Na campanha, Paulo Guedes era um economista do setor privado", respondeu Mansueto.

Questionado sobre falas de Guedes nesse sentido mesmo após o início da gestão Bolsonaro - por exemplo, em Davos, no começo do ano passado - , Mansueto lembrou que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) enviada já neste governo prevê déficits primários até o fim do atual governo. "Vale o que o ministro escreveu na LDO", completou.

Ainda assim, Mansueto estimou que o governo pode zerar o déficit primário ou até mesmo obter um pequeno superávit em 2022, desde que as perspectivas para o crescimento da economia brasileira se concretizem. "Mas a dívida bruta já pode ter caído em 2019, e ninguém imaginava isso", repetiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
naval ravikant guru Vale do Silício 29 de agosto de 2026 - 15:15
Rei Harald V Noruega fortuna (1) 28 de agosto de 2026 - 10:28
feriado ponto facultativo folga 28 de agosto de 2026 - 5:30
cirurgia cerebral inteligência artificial IA (1) 27 de agosto de 2026 - 17:34
Logo da marca Apple em uma fachada de prédio 27 de agosto de 2026 - 11:44
Tesoura rosa corta a Selic, taxa básica de juros 27 de agosto de 2026 - 10:53
Pix 27 de agosto de 2026 - 9:59
Loterias batem na trave. Imagem mostra bilhetes da Lotofácil, da Quina, da +Milionária, da Dupla Sena, da Lotomania e da Super Sete saindo de dentro de uma bola de futebol. 27 de agosto de 2026 - 6:52
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 26 de agosto de 2026 - 19:53
market makers thiago salomão mercado financeiro mba 26 de agosto de 2026 - 19:33
26 de agosto de 2026 - 15:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar