🔴 [NO AR] ESPECIALIZAÇÃO EM IA: PRIMEIRA AULA GRATUITA LIBERADA – ASSISTA AGORA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Taxa de participação em queda

Desemprego seria de 16% com procura por vagas nos níveis de fevereiro, diz Itaú

Medidas de quarentena diminuíram nível de procura por trabalho e aumento do desemprego foi menor que o esperado, diz o banco

Agência do banco Itaú
Imagem: Divulgação

O distanciamento social imposto pela pandemia do coronavírus provocou o aumento do desemprego no país, mas também impediu que a taxa subissemainda mais. Essa é a avaliação dos economistas do Itaú Unibanco Luka Barbosa e Matheus Felipe Fuck.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o banco, levando em conta a hipótese de taxa de participação na força de trabalho — a procura por emprego — constante no nível de fevereiro, a taxa de desemprego teria atingido 16,0%, com ajustes sazonais. Também ajustado sazonalmente, o desemprego subiu de 11,6% para 12,1%.

Dadas as medidas de quarentena impostas por autoridades em meio à pandemia do coronavírus, essa taxa de participação caiu — o que significa que há mais pessoas que não são capazes de procurar trabalho ou que não se encontram disponíveis para trabalhar.

De janeiro a abril, sazonalmente ajustada, a taxa de participação variou de 61% para 59,1%, uma "queda acentuada", segundo o Itaú.

A taxa de desemprego no Brasil chegou à marca de 12,6% em abril, segundo o IBGE. Apesar da trajetória de alta, o resultado veio abaixo das expectativas do mercado (13,3%) e da previsão do Itaú (13,9%), justamente devido à baixa na taxa de participação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Salários

O Itaú pontua no relatório que o salário real (descontada a inflação), em média, tem aumentado no mercado de trabalho.

Leia Também

A LISTA ESTÁ AUMENTANDO...

Depois do JP Morgan, agora é a vez do Morgan Stanley deixar de recomendar a compra de ações brasileiras

FAVORITOS DO C-LEVEL

O que os executivos ouvem? Market Makers está entre os podcasts preferidos; confira o pódio

De acordo com os economistas, essa alta é de 1,3% com ajuste sazonal de março para abril, sendo aumento de 2,7% na comparação com abril do ano passado. Esse avanço salarial real é explicado pelo emprego formal com salários mais altos, que vem ganhando participação no emprego total.

"Isto contribui positivamente para a massa salarial real (população ocupada multiplicada pela média do salário
real), que declinou apenas 2,0% com ajuste sazonal em abril (-0,8% contra o mesmo período do ano passado)", diz o Itaú.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
brasil 26 de agosto de 2026 - 9:00
Fachada da Oncoclínicas (ONCO3). 26 de agosto de 2026 - 8:53
biciletas elétricas bike 25 de agosto de 2026 - 18:00
eclipse lunar lua fenômeno (3) 25 de agosto de 2026 - 17:30
canetas emagrecedoras anvisa (1) ID da foto:2243791302 25 de agosto de 2026 - 16:30
Lotomania fez as vezes da Lotofácil como 'máquina de milionários'. 25 de agosto de 2026 - 14:45
El Niño aquecimento águas oceano 25 de agosto de 2026 - 10:50
Oscar 25 de agosto de 2026 - 10:18
Calendário BPC 2026 25 de agosto de 2026 - 5:08
china adia lançamento água na Lua (1) 24 de agosto de 2026 - 17:07
Casamento ente IA e humanos. 24 de agosto de 2026 - 16:15
simples nacional impostos pequenas empresas 24 de agosto de 2026 - 14:06
Notas de 20 e 50 reais sobre uma mesa preta e uma lâmpada em cima 24 de agosto de 2026 - 12:31
Empresário Vishal Garg 24 de agosto de 2026 - 12:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar