🔴 LIBERADO: ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  COMECE A TRANSFORMAR A SUA CARREIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

CRÉDITO

Demanda por crédito do consumidor cai em dezembro e cresce em 2019, diz Boa Vista

Considerando os segmentos que compõem o indicador, o Financeiro apresentou elevação de 6,1% no ano, enquanto o segmento Não Financeiro registrou evolução de 2,5% na mesma base de comparação

Cartões de crédito
Cartões de crédito - Imagem: Shutterstock

A demanda por crédito do consumidor registrou queda de 1,2% em dezembro de 2019 ante novembro, já descontados os ajustes sazonais, segundo levantamento realizado pela Boa Vista. A queda foi a primeira registrada pelo índice após quatro altas seguidas. De acordo com a Boa Vista, é esperado uma melhora para os primeiros meses de 2020, caso as perspectivas sobre o consumo e a redução das taxas de juros favoreçam a demanda por crédito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mesmo indicador mostrou um aumento de 4% no acumulado dos 12 meses do ano passado ante 2018. Considerando os segmentos que compõem o indicador, o Financeiro apresentou elevação de 6,1% no ano, enquanto o segmento Não Financeiro registrou evolução de 2,5% na mesma base de comparação.

Segundo a Boa Vista, a trajetória do indicador em 2019 mostra certa estabilidade no crescimento da demanda por crédito ao longo do ano, e reflete o tímido crescimento da economia e as altas taxas de desemprego e subutilização da mão de obra.

Para a empresa, a redução do endividamento e comprometimento de renda são fatores importantes para acelerar o movimento da demanda por crédito.

A demanda por crédito do consumidor é medida a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. O índice têm como base a média de 2011 e passam por ajuste sazonal para calcular a variação mensal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quatro economistas do BTG Pactual estão sentados em cadeira de madeira. Todos eles vestem terno azul. A mediadora está de lilás. Ao fundo, um painel com o logo Macro Day do BTG Pactual. 31 de agosto de 2026 - 19:01
Bilionária mais jovem do brasil tem herança atrelada à WEG. 31 de agosto de 2026 - 13:05
geraldo alckmin no macro day 2026 31 de agosto de 2026 - 12:30
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um prédio, uma casa, moedas e uma ampulheta, representando o rendimento em aluguéis ou fundos imobiliários ao longo do tempo 31 de agosto de 2026 - 8:16
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 31 de agosto de 2026 - 5:06
Egas Moniz nobel 30 de agosto de 2026 - 10:03
bolsa família 30 de agosto de 2026 - 7:07
naval ravikant guru Vale do Silício 29 de agosto de 2026 - 15:15
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar