🔴 LIBERADO: ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  COMECE A TRANSFORMAR A SUA CARREIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

demandas em meio à crise

Demanda de empresas por crédito cresce 12% em junho, diz Serasa

Resultados de junho foram puxados especialmente pelo setor de serviços, que apresentou alta de 15,7%, seguido da indústria e do comércio, com crescimentos de 9,3% e 8,9%, respectivamente

Imagem: Shutterstock

Levantamento realizado pela Serasa Experian revelou que a demanda por crédito das empresas cresceu 12,1% no mês de junho em comparação com maio de 2020. Este é o segundo aumento consecutivo do indicador, que em maio havia registrado alta de 12,3% ante o mês anterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os resultados de junho foram puxados especialmente pelo setor de serviços, que apresentou alta de 15,7%, seguido da indústria e do comércio, com crescimentos de 9,3% e 8,9%, respectivamente.

As altas registradas nos últimos dois meses pela Serasa vêm após uma queda brusca de quase 20% na demanda por crédito em abril, pior mês para a atividade econômica no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus.

"O segmento de serviços é um dos que mais sofreu neste cenário econômico desafiador. Com a reabertura gradual, muitas empresas estão em busca de crédito para reequilibrarem as contas e se prepararem para uma retomada do crescimento", destaca o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, em nota enviada ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Na análise por porte, as pequenas e médias empresas (PMEs) se destacam ao manter alta de 12,8%, mesma taxa registrada no mês anterior. Ao delimitar a análise às companhias de médio porte, porém, há um recuo de 3,8% na busca por crédito. Para as grandes empresas, houve baixa de 4,5% nos pedidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre as regiões brasileiras, a Norte foi a que apresentou maior avanço, com alta de 21,1%, seguida pelo aumento de 18,7% na região Nordeste, e de 15,6% no Sudeste. A região Sul teve alta de 4,9%, enquanto o crédito para empresas do Centro-Oeste foi 1,6% menos requisitado, após alta de 20,6% um mês antes.

Leia Também

BUQUÊS EM RISCO

My Vintage Dress: confusão em loja de luxo deixa noivas sem vestidos a poucos dias do casamento

+4 CORINGA

Acabou o impasse: Mattel cria campeonato de UNO e vai pagar R$ 257 mil para descobrir quem é o melhor jogador

Na comparação entre junho deste ano com o mesmo período de 2019, a Serasa Experian identificou a primeira alta, de 5,3%, após dois meses de queda nas avaliações interanuais. A melhora fica evidente ao analisar o desempenho dos setores, com destaque para serviços, cuja demanda por crédito aumentou 8,5% em junho deste ano ante junho de 2019.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1 de setembro de 2026 - 16:55
Imagem mostra uma mão plantando uma semente na terra e pequenas mudinhas que vão crescendo. Há gráficos de ações que indicam alta no investimento 1 de setembro de 2026 - 11:16
Beneficiários com NIS final 7 recebem parcelas do Bolsa Família e parte também terá direito ao auxílio-gás 1 de setembro de 2026 - 5:39
Quatro economistas do BTG Pactual estão sentados em cadeira de madeira. Todos eles vestem terno azul. A mediadora está de lilás. Ao fundo, um painel com o logo Macro Day do BTG Pactual. 31 de agosto de 2026 - 19:01
Bilionária mais jovem do brasil tem herança atrelada à WEG. 31 de agosto de 2026 - 13:05
geraldo alckmin no macro day 2026 31 de agosto de 2026 - 12:30
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um prédio, uma casa, moedas e uma ampulheta, representando o rendimento em aluguéis ou fundos imobiliários ao longo do tempo 31 de agosto de 2026 - 8:16
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 31 de agosto de 2026 - 5:06
Egas Moniz nobel 30 de agosto de 2026 - 10:03
bolsa família 30 de agosto de 2026 - 7:07
naval ravikant guru Vale do Silício 29 de agosto de 2026 - 15:15
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar