A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse nesta quarta-feira (11) que a Europa está sujeita a sofrer uma crise semelhante à de 2008 por causa da epidemia de coronavírus, segundo a Bloomberg.
Em teleconferência realizada ontem com líderes europeus, Lagarde alertou para a possibilidade de um choque econômico e disse que ações urgentes são necessárias, segundo a publicação — que ouviu fontes próximas.
Para a presidente do BCE, com as respostas certas de líderes mundiais, o choque econômico será temporário. Ainda de acordo com a publicação, Lagarde disse que sua equipe está estudando todas as ferramentas de política monetária possíveis.
Lagarde falou horas antes de o Banco da Inglaterra (BoE, pela sigla em inglês) anunciar um corte em sua taxa básica de juros e medidas para lidar com o impacto econômico da epidemia de coronavírus.
O temor com os impactos da doença, aliado a uma nova disputa de preços de petróleo, tem imposto alto volatilidade ao mercados globais. Só na segunda-feira, o Ibovespa despencou 12% e, no dia seguinte, subiu 7%.