Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Projeções

Estimativa do mercado para inflação em 2020 dá um salto, segundo Boletim Focus

Mediana das projeções dos especialistas para o IPCA no fim do ano passou de 3,02% na semana passada para 3,20% nesta semana

Homem desenha gráfico em alta
Bull market a caminho - Imagem: Shutterstock

O mercado elevou mais uma vez as projeções para a inflação oficial, medida pelo IPCA, em 2020, e desta vez a mediana das estimativas para o fim do ano saltou de 3,02% na semana passada para 3,20%. Ainda assim, a projeção se encontra abaixo da meta de inflação deste ano, que é de 4,00%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para 2021, a mediana das projeções para o IPCA também viu elevação, de 3,11% na semana passada para 3,17% nesta semana. A meta para o ano que vem é de 3,75%. Para os próximos 12 meses, a mediana do IPCA projetado foi mantido em 3,52%.

Segundo o Boletim Focus do Banco Central, que reúne as projeções dos economistas do mercado financeiro, a estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) também viu melhora, mas em dimensão mais modesta.

Na semana passada, os especialistas projetavam queda de 4,81% em 2020, reduzida para recuo de 4,80% no Focus desta semana. Para o ano que vem, a projeção para alta do PIB piorou, passando de 3,30% há uma semana para 3,27% no último Focus.

A mediana das projeções para taxa Selic e câmbio permaneceram as mesmas: 2,00% e R$ 5,45 em 2020 e 2,75% e R$ 5,20 em 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Meta, dona do WhatsApp, anunciou que vai exigir versões mais recentes dos sistemas operacionais, deixando para trás aparelhos que já não conseguem atualizar o software/Imagem: Montagem Canva 3 de julho de 2026 - 15:42

IMITANDO O TELEGRAM?

WhatsApp permite reservar nome de usuário; veja como vai funcionar

3 de julho de 2026 - 15:42
Feriados 2026 3 de julho de 2026 - 12:05

QUEM TRABALHA E QUEM FOLGA?

Feriado na próxima semana renderá folga remunerada a milhões de trabalhadores

3 de julho de 2026 - 12:05
apolo fundo de investimento foguete 3 de julho de 2026 - 10:00
Calendário BPC 2026 3 de julho de 2026 - 5:05
Ação do agronegócio, etanol, açúcar, São Martinho (SMTO3). 2 de julho de 2026 - 14:31
anvisa calvo café 2 de julho de 2026 - 14:26
restituição imposto de renda 2025 2 de julho de 2026 - 14:10
PISPasep Carteira de trabalho brasileira. Trabalho registrado CLT e dinheiro do Brasil. Salário mínimo Dinheiro real brasileiro. 2 de julho de 2026 - 10:03
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar