Boa vista: 57% das MPMEs tiveram redução acima de 40% no fluxo de caixa
Apenas 26% dos empresários ouvidos pela Boa Vista esperam que a situação de seus negócios melhore ao final dos próximos três meses, considerando vendas, recebimentos e pagamentos

Levantamento realizado pela Boa Vista com 354 empresários dos setores da indústria e do comércio constatou que 57% das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) tiveram perdas maiores que 40% no fluxo de caixa por causa da pandemia do novo coronavírus. A pesquisa ainda indica que 66% dessas empresas tiveram quedas de ao menos 41% nas vendas, enquanto pouco menos da metade (49%) teve diminuição de 41% ou mais nos recebimentos dos clientes.
Apenas 26% dos empresários ouvidos pela Boa Vista esperam que a situação de seus negócios melhore ao final dos próximos três meses, considerando vendas, recebimentos e pagamentos; 34% dos entrevistados preveem estabilidade neste período e 40% acreditam numa piora. Segundo a maioria deles, a conquista de novos clientes (57%) seria um dos fatores que ajudariam a recuperar o negócio. Os empresários ainda citaram a saída da inadimplência (43%) e a ampliação da atuação no mercado (39%) como formas de auxiliar suas empresas.
Destacam-se também o acesso a outros canais de venda por meio de parcerias e e-commerce, com 13% das menções, igual porcentagem às citações a outros canais para pagamentos e links de pagamentos; 10% dos empresários ainda citaram a possibilidade de garantir entregas através de empresas de logística como forma de ajudar os negócios.
Em média, cada entrevistado apontou três necessidades que, se realizadas, auxiliariam suas empresas: 71% deles consideram parcerias importantes para pagamentos e recebimentos online; já para as vendas online, 55% acreditam que as parcerias importam, enquanto 40% dizem o mesmo para entregas de mercadoria.
PLANETA EM ALERTA
Oceanos batem recorde histórico de temperatura e assustam especialistas; e o pior ainda pode estar por vir
25 de agosto de 2026 - 10:50CINEMA BRASILEIRO
Oscar 2027: 15 filmes brasileiros disputam vaga para representar o Brasil; veja a lista e os trailers
25 de agosto de 2026 - 10:18RODADA BARULHENTA
Lotofácil 3770 premia aposta simples e 5 bolões com quase R$ 2 milhões cada; loterias terão duas sessões de sorteios hoje
25 de agosto de 2026 - 6:51É HOJE!
INSS e BPC/LOAS são pagos hoje; confira datas de agosto de 2026 e regras dos benefício
25 de agosto de 2026 - 5:08MORAR NA LUA?
Água na Lua: missão da China é adiada e disputa espacial ganha novo capítulo
24 de agosto de 2026 - 17:07NOVAS RELAÇÕES
Do chat ao altar: os casamentos entre humanos e inteligência artificial que já acontecem pelo mundo
24 de agosto de 2026 - 16:15AZEDOU?
Ração para pets ou sorvete? Como uma mudança de prioridade levou a dona da Häagen-Dazs a encerrar distribuição da marca no Brasil
24 de agosto de 2026 - 15:45HERANÇA DO PIX?
Galípolo acende alerta sobre crédito e prepara novas medidas do BC para conter endividamento das famílias
24 de agosto de 2026 - 14:58MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Simples Nacional muda regra e empresas terão de fazer adesão já em setembro; entenda
24 de agosto de 2026 - 14:06NO PÓDIO
‘Homem-Aranha: Um Novo Dia’ continua escalando em bilheteria; Tom Holland terá o filme mais vendido da história?
24 de agosto de 2026 - 13:10ENXUGANDO AS DESPESAS
A conta de luz está pesando no bolso? Condomínios podem aliviar gastos com energia; veja como economizar
24 de agosto de 2026 - 12:31CARMA?
CEO que demitiu 900 funcionários por Zoom perde o comando da própria empresa
24 de agosto de 2026 - 12:30CASTELO DE STRANCALLY
Como é o castelo gótico comprado por Mark Zuckerberg para “ficar mais perto do trabalho”
24 de agosto de 2026 - 10:29DANÇA DAS CADEIRAS
Mega-Sena paga R$ 57 milhões em SC e +Milionária volta a oferecer o maior prêmio das loterias da Caixa
24 de agosto de 2026 - 6:44É HOJE!
IRPF 2026: Receita libera hoje consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda
24 de agosto de 2026 - 5:43ATENÇÃO, ESTUDANTES!
Pé-de-Meia volta a ser pago hoje; confira calendário, valores e quem tem direito em agosto de 2026
24 de agosto de 2026 - 5:06Conteúdo Empiricus
Enquanto o mês do ‘desgosto’ castiga o Ibovespa, traders se preparam para uma disputa milionária
23 de agosto de 2026 - 9:00TEMPESTADE À VISTA?
É hora de comprar ouro? Veja se dois bancões gringos acreditam que é hora de correr para a segurança
22 de agosto de 2026 - 16:02AS MAIS LIDAS
O impacto do Wellhub e Total Pass, a pechincha do Banco do Brasil (BBAS3), investimentos para renda passiva: o que chamou a atenção nesta semana
22 de agosto de 2026 - 14:00Conteúdo Empiricus