O Banco Central inicia a partir da próxima segunda-feira (22) a rolagem dos contratos de swap cambial com vencimento em 3 de agosto de 2020, segundo nota distribuída à imprensa. O montante é de US$ 10,1 bilhões, no total de 202.340 contratos.
A execução da rolagem estipula leilões diários de swap tradicional e levará o período necessário até que todo o estoque de vencimentos em 3 de agosto seja renovado.
O lote ofertado a cada dia será alterado conforme a decisão do BC, que pode até acatar propostas em montante inferior à oferta. Isso depende das condições de demanda pelo instrumento, sem o prejuízo à rolagem integral.
Os contratos de swaps são ferramentas empregadas pela autoridade monetária no mercado de câmbio. Por meio da venda de swaps cambiais, o BC é capaz de vender dólar no mercado futuro, o que tende a aliviar a pressão sobre a moeda.
Nesta sexta, o dólar fechou cotado a R$ 5,3180, em queda de 0,98%, após operar em sete altas consecutivas. No acumulado da semana, a moeda americana teve ganhos acima de 5%.