Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
mais segurança

BC aprova convenção de registradoras de recebíveis de cartões

O BC pontuou ainda que a elaboração da convenção contou com a participação das associações representativas das instituições financeiras, dos credenciadores e dos subcredenciadores.

Placa do Banco Central do Brasil (BC), autoridade monetária que conduz as reuniões do Copom para a decisão da Selic
Imagem: Shutterstock

O Banco Central informou nesta quarta-feira, 26, por meio de nota, que aprovou a convenção das entidades registradoras de recebíveis de cartões. Conforme o BC, com a convenção, completam-se as medidas para tornar o recebível de arranjos de pagamentos um instrumento "mais seguro e eficaz" para a realização de empréstimos garantidos ou para a venda desses ativos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O recebível de arranjo de pagamento corresponde à receita que um lojista tem a receber com as vendas realizadas por meio de cartão de crédito ou de débito. Na prática, com a convenção, os lojistas poderão obter empréstimos garantidos por estes recebíveis ou mesmo vendê-los no mercado. Esta é mais uma forma para financiar as operações dos lojistas.

"A Convenção contribuirá para o aumento da segurança desses recebíveis e o incremento na competição e transparência nas operações com esses recebíveis, beneficiando os lojistas na obtenção de crédito garantido por esses ativos financeiros", afirmou o BC na nota.

De acordo com a autarquia, "com o registro desses recebíveis e a possibilidade de constituição de ônus e gravames nos sistemas das próprias entidades registradoras, será possível ampliar o universo de agentes que podem adquirir ou aceitar esses ativos em garantia em operações de crédito, tanto de lojistas, quanto de credenciadores e subcredenciadores, ampliando e trazendo mais liquidez para o mercado desses ativos, ao mesmo tempo em que aprimora a segurança dessas transações."

O BC pontuou ainda que a elaboração da convenção contou com a participação das associações representativas das instituições financeiras, dos credenciadores e dos subcredenciadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aprovada pela Diretoria Colegiada do BC, a convenção está disponível no link https://www.bcb.gov.br/conteudo/home-ptbr/TextosApresentacoes/Convecao_26.8.20.pdf, e será detalhada em entrevista coletiva a ser concedida por integrantes do BC.

Leia Também

CALOTE À VISTA?

Após notícia sobre possível calote, Braskem (BRKM5) afirma à CVM que ainda não decidiu sobre reestruturação da dívida

ENTRA EM CAMPO

Próximos jogos da seleção brasileira; confira datas, horários e jogos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
bolsa de valores bolsa brasileira B3 (1) 5 de junho de 2026 - 6:12
Sisu 2026 aceitará notas dos três últimos Enem 4 de junho de 2026 - 7:10
ID da foto:2235183314 3 de junho de 2026 - 10:38

PSEUDOMONAS AERUGINOSA

Anvisa recolhe lote de água mineral após detecção de bactéria

3 de junho de 2026 - 10:38
corpus-christi-folga-trabalho-abre-e-fecha-do-feriado 3 de junho de 2026 - 6:06
2 de junho de 2026 - 11:58
ID da foto:2230080278 2 de junho de 2026 - 11:26
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar