Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
balanço da crise

Abertura de novas empresas cai 23% no 2º trimestre, diz Boa Vista

Por setores, a pesquisa mostra que as empresas de serviços representaram 61,5% do total de novos negócios criados no segundo trimestre

investidor
Imagem: Shutterstock

O número de novas empresas criadas caiu 23,2% no segundo trimestre de 2020 frente aos três meses encerrados em março, informou nesta segunda-feira, 3, a Boa Vista. Na comparação com igual período de 2019, houve contração de 16,0%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No acumulado de 12 meses, o indicador cedeu de 16,5% em março para 8,1% em junho, menor nível desde setembro de 2017 (7,0%).

Considerando as formas jurídicas, a variação trimestral mostrou queda de 21,6% nas aberturas de novas Micro e Pequenas Empresas (MEIs) e de 28,9% nos demais tipos de empresa. Mesmo assim, as MEIs representaram 82% das novas empresas criadas entre abril e junho; em igual período de 2019, eram 77,5% do total.

Por setores, a pesquisa mostra que as empresas de serviços representaram 61,5% do total de novos negócios criados no segundo trimestre, contra 61,2% em igual período de 2019. O setor de comércio representou 30,3% (ante 29,9%) e a indústria caiu para 7,1%, de 7,8% no segundo trimestre do ano passado.

Segundo a pesquisa, todas as regiões apresentaram queda no número de novas empresas no segundo trimestre, considerando a comparação interanual. A contração mais forte aconteceu no Nordeste (-19,9%), seguido pelo Sudeste (-19,2%), Sul (-11,2%), Centro-Oeste (-5,0%) e Norte (-4,5%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O levantamento foi realizado pela Boa Vista a partir dos dados de novas empresas registradas na Receita Federal, em todo o território nacional.

Leia Também

Conteúdo Empiricus

Weg (WEGE3) tem alta de 9% em junho: o que explica a retomada das ações?

DE NOVO ELA!

Quatro apostas acertam resultado da Lotofácil 3730; Mega-Sena 3029 é destaque das loterias da Caixa hoje (9)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Celular exibindo o logo do Pix, sistema de transferências instantâneas do Banco Central 8 de julho de 2026 - 12:32
8 de julho de 2026 - 10:37
JMEV Emova Easy, ou EV2. 7 de julho de 2026 - 11:20
6 de julho de 2026 - 15:21

DIA MUNDIAL DO CHOCOLATE

Marcas distribuem bombons feitos a mão de graça; veja endereços

6 de julho de 2026 - 15:21
Atafona 6 de julho de 2026 - 12:24
concurso ibge processo seletivo (1) ID da foto:525409577 6 de julho de 2026 - 11:14
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar