Caro leitor,
Não bastasse uma pandemia mundial que paralisou a economia, tensões políticas no Brasil e o retorno da troca de farpas entre Estados Unidos e China, temos assistido também, nos últimos dias, a intensos protestos nos EUA contra o racismo.
No último fim de semana, às já habituais manifestações em apoio ao governo aqui no Brasil, se somaram protestos antirracistas e a favor da democracia em diversas cidades. Também causaram polêmica, mais uma vez, mensagens antidemocráticas em alguns desses eventos.
Se veremos uma parte 2 de 2013, ainda é cedo para dizer. Mas a sensação é de um mundo em ebulição justamente num período de grande fragilidade política, econômica e social - para não dizer de saúde. E não estou falando apenas do Brasil.
Podemos estar diante do início de um movimento maior de insatisfação, que só tende a piorar na medida em que o desemprego castigar a população, sobretudo os mais pobres, nos países em que a pandemia cobrar um preço mais alto. O componente político também chama a atenção, com a radicalização de certos discursos.
Frente a esse cenário de agitação e uma pitada ainda maior de incerteza, os mercados financeiros tinham tudo para ter um dia de dor de barriga nesta segunda-feira. E no começo do pregão, essa reação negativa até começou a se desenhar, mas logo a situação virou.
Os investidores não passaram o dia totalmente otimistas, mas preferiram reagir, ao menos na bolsa, a certos dados econômicos que não vieram tão ruins quanto o esperado. O Victor Aguiar acompanhou tudo que aconteceu nos mercados e conta essa história nesta matéria.
Empresa solteira procura
Após ser deixada no altar pela Boeing na tentativa de formar uma joint venture, a Embraer está em busca de um novo “amor”. Em teleconferência de resultados nesta segunda-feira, a companhia disse ter um plano estratégico para os próximos cinco anos, envolvendo potenciais novas parcerias. O Victor Aguiar acompanhou o encontro virtual com investidores e analistas e conta tudo que foi falado depois que a empresa divulgou um baita prejuízo no primeiro trimestre.
O que esperar para as varejistas
O Bradescão divulgou hoje suas projeções para o desempenho das ações de varejistas na bolsa daqui para frente - mais precisamente Magalu, B2W, Lojas Americanas, Via Varejo e Mercado Livre, esta negociada na Nasdaq. Após a recuperação dos papéis do setor, os analistas do banco consideram que algumas dessas ações já estão muito perto do preço-alvo, e retiraram suas recomendações de compra, enquanto outras ainda se mostram atrativas. Confira a análise do Bradesco.
Retorno das operações
Fortemente impactados pelas medidas de isolamento social para o combate ao coronavírus, 211 shopping centers já voltaram a operar no país. E nesta segunda, 32 deles reabriram em cidades do interior de São Paulo, na esteira da flexibilização das medidas de isolamento anunciada pelo governo do Estado.
Mudam-se os tempos...
...mudam-se as vontades. E não é só o sentimento afetivo que se transforma: o sentimento financeiro também sofre os seus ajustes. Segundo o Instituto Internacional de Finanças (IIF), o fluxo de capital para emergentes ficou positivo em US$ 4,1 bilhões em maio. Embora a cifra tenha sido menor do que a de abril, o IIF ressaltou que o sentimento do investidor em relação aos países emergentes está diferente. Entenda a mudança.
Brilha, agribusiness
O agronegócio continua a brilhar, mesmo em meio à pandemia. A receita do setor baterá recorde em 2020, beneficiada pela depreciação do real e os preços firmes das commodities. Além disso, com ou sem crise, a demanda por alimentos permanece. Com o bom desempenho do agro e a provável queda do PIB, a participação do setor na economia deve aumentar de 21,4% para 23,6% neste ano. Saiba mais sobre os bons números do campo.
O Centrão com a mão no bilhão
O governo nomeou um indicado do Centrão para comandar o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), um dos espaços mais cobiçados por políticos, com orçamento de R$ 29,4 bilhões. O movimento faz parte da aproximação de Bolsonaro com parlamentares do grupo, a fim de formar uma base consolidada no Congresso para aprovar projetos e barrar um eventual processo de impeachment do presidente.
Qual o seu videogame favorito?
Jogar videogame pode ser um passatempo interessante para os tempos de quarentena, desde que o console da sua preferência não seja o home broker. Na sua coluna de hoje, Felipe Miranda manifesta preocupação com o fato de que o investidor pessoa física parece às vezes se jogar de cabeça em ações de empresas extremamente arriscadas sem uma análise mais detida sobre se o potencial de ganho realmente existe e compensa. Com isso, esses investidores acabam transformando a bolsa num cassino - coisa que ela não é, mas pode vir a ser, para quem não toma cuidado. Recomendo a leitura (e o alerta) do texto do Felipe!
Um grande abraço e ótima noite!