Site icon Seu Dinheiro

Doria anuncia nova rodada de capitalização da Sabesp e ações da companhia caem na B3

Logotipo da Sabesp, a estatal de saneamento do governo de São Paulo

Logotipo da Sabesp, a companhia de saneamento do governo de São Paulo

As ações da Sabesp (SBSP3) amargam um pregão negativo nesta quarta-feira (19). Os papéis da companhia de saneamento básico do Estado de São Paulo chegaram a apresentar queda superior a 10% após o governador João Doria declarar que a empresa terá uma nova etapa de capitalização a partir deste mês. A fala foi proferida em evento virtual promovido pelo banco Santander durante a manhã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Doria, após a aprovação do Novo Marco do Saneamento, a Sabesp passará a disputar licitações em outros estados para o oferecimento de serviços na área de saneamento, distribuição e tratamento de água e lixo.

A reação negativa do mercado se deu devido a percepção de que a possível privatização da companhia - muito aguardada desde a aprovação do novo marco legal do saneamento - pode não acontecer. Por volta das 16h, os papéis da Sabesp apresentavam queda de 3,71%, aos R$ 53,49.

O novo marco do sanemento básico foi sancionado no mês passado pelo presidente Jair Bolsonaro. A medida tem como objetivo a universalização dos serviços de água e esgoto até 2033, estimulando a livre concorrência e competitividade do setor.

Nos meses que antecederam a aprovação da nova lei, as empresas de saneamento listadas na bolsa tiveram um bom desempenho. O governador de São Paulo relembrou que a companhia acompanhou o movimento mesmo antes da aprovação da regulamentação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Ela terá um crescimento exponencial e o seu valor colocado em bolsa em um amplo programa de capitalização que muito em breve Henrique Meirelles, Benedito Braga e eu teremos oportunidade de anunciar.”

Privatização não está descartada

Em nota, a Sabesp informou ao Seu Dinheiro que busca se posicionar frente ao novo marco do saneamento “que trouxe oportunidades que permitem à empresa ampliar sua atuação no mercado de saneamento e também investir em novos negócios, como o tratamento de resíduos e a geração de energia”.

A Sabesp afirma também que fortaleceu os contratos de programas com 375 municípios do Estado de São Paulo com vistas à universalização. “Tais ações permitiram o crescimento, a qualificação e o fortalecimento da empresa, de modo a prepará-la para as melhores soluções que ainda serão definidas pelo Governo, incluindo a privatização.”

Exit mobile version