Site icon Seu Dinheiro

Impacto do coronavírus na economia começa a tomar forma e mercados retomam cautela

Sinal de alerta

Os investidores possuem um dado indigesto para analisar na volta do feriado nos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Apple anunciou que não conseguirá cumprir sua projeção de receita no trimestre que vai até março. A razão? Os efeitos do coronavírus na produção chinesa. As paralisações nas fábricas chinesas pode fazer com que a oferta global de Iphones seja contida temporariamente.

Termômetro do que deve acontecer hoje, o alerta azedou o setor de tecnologia asiático e diminuiu o apetite para o risco, que havia se recuperado após as últimas atuações do banco central chinês.

O alerta da companhia é mais um sinal do enfraquecimento da economia frente ao surto da doença que já atingiu mais de 72 mil pessoas e causou cerca de 1900 mortes.

Assim,as bolsas asiáticas fecharam em baixa generalizada. A excessão ficou com o índice da China continental, que subiu com o anúncio de novas isenções tarifárias a produtos norte-americanos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os índices futuros das bolsas americanas amanhecem em queda. Na Europa, os investidores também reagem aos balanços negativos HSBC e da mineradora Glencore, e os principais índices operam em queda na abertura dos negócios.

O próximo passo

A decisão do banco central chinês de injetar 300 bilhões de yuans na economia e cortar o juro de uma linha de crédito de médio prazo sustentaram um ambiente positivo nos mercados globais ontem. Agora a expectativa é pela redução da taxa de referência do juro (LPR). O anúncio deve ser feito amanhã à noite.

Ainda sob pressão

O dólar interrompeu a sequência de quedas e terminou o dia em alta de 0,67%, a R$ 4,3292. A falta de leilões de swap que marcaram os pregões anteriores e a diminuição da liquidez por conta do feriado nos Estados Unidos ajuda a explicar o movimento da moeda americana.

Enquanto isso…

As bolsas americanas fechadas não estragou a festa da bolsa brasileira. O Ibovespa conseguiu pegar carona no bom hunmor dos mercados após a atuação do banco Central chinês na economia para tentar conter os danos do coronavírus. Além disso, a divulgação intensa dos balanços corporativos também mexeu nos papéis e animaram os investidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ontem, o Ibovespa encerrou o dia com alta de 081%, a 11.309,08 pontos, recuperando parte das perdas recentes.

Agora vai?

A reforma administrativa pode chegar ao Legislativo na próxima quinta-feira. A informação é do próprio presidente da República, Jair Bolsonaro.

Paralisação ilegal

A greve dos petroleiros da Petrobras, que já entra em seu 18º dia, foi declarada ilegal e abusiva pelo Tribunal Superior do Trabalho (TSJ).

As entidades sindicais foram notificadas e a estatal espera que os empregados retornem ao trabalho nesta terça-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Balanços

Hoje é mais um dia cheio para o noticiário corporativo, com a previsão de divulgação dos resultados de IRB Brasil, Minerva Foods, Ecorodovias, Engie Brasil, Energias do Brasil (EDP), Iguatemi e Smiles.

Lá fora, hoje é dia de conhecer os resultados do Walmart.

Confira alguns dos últimos resultados divulgados:

Agenda

Enquanto a agenda de divulgações corporativas está cheia, a de indicadores econômicos está mais fraca. Para hoje está previsto as prévias do IPC-Fipe e do IGP-M (8h)

Fique de olho

Exit mobile version