🔴 TRÊS AÇÕES LIGADAS À IA PODEM DOBRAR NOS PRÓXIMOS MESES – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Efeitos da quarentena

Fundo imobiliário HSI Malls (HSML11) reduz rendimento de março em mais de 60% em razão do coronavírus

FII distribuirá rendimento próximo de CDI mensal para preservar caixa, uma vez que shoppings da carteira se encontram fechados.

Consumidores andam em shoppings centers | brMalls, shoppings, Iguatemi, Aliansce Sonae
Imagem: Shutterstock

O fundo imobiliário de shopping centers HSI Malls (HSML11) reduziu seu rendimento de março, anunciado ontem (31), para R$ 0,22 por cota, equivalente ao CDI menos 22,5%, que seria a alíquota de IR de uma aplicação financeira conservadora de um mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes, o fundo vinha pagando ao redor de R$ 0,60 por cota todo mês. Ou seja, o pagamento de março representa uma queda de quase 60% no valor distribuído por cota.

Ainda assim, a ideia da gestora e da administradora foi não deixar os cotistas totalmente sem renda, remunerando-lhes o que seria devido se tivessem investido em uma aplicação de renda fixa conservadora. O pagamento será feito no dia 7 de abril.

O corte ocorreu porque os ativos da carteira do fundo - cinco shopping centers localizados em diversas regiões do país - se encontram com as atividades suspensas em cumprimento de ordens do poder público para o combate ao avanço do coronavírus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apenas os serviços considerados essenciais, como supermercados, farmácias e operações delivery dos restaurantes, são autorizados a funcionar.

Leia Também

FIM DA GUERRA?

Petróleo fecha em queda de mais de 7% com expectativa de acordo para encerrar guerra no Oriente Médio

TOUROS E URSOS

Como será o amanhã? As perspectivas para seus investimentos após a eleição e a sangria dos mercados

Com isso, as receitas dos fundos que investem em tais imóveis vêm sendo impactadas, uma vez que parte do aluguel recebido pelos fundos advém de um percentual das vendas dos lojistas e receitas com estacionamento, por exemplo.

[captacao]

Preservar caixa

Em Comunicado ao Mercado, a gestora e a administradora do HSML11 disseram o seguinte:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"A Gestora, baseada na análise de cenários do impacto causado pela pandemia de COVID-19 na operação e no resultado dos shoppings do portfólio, entendeu por preservar a posição de caixa dos ativos e reduzir momentaneamente o ritmo de distribuições mantendo, no entanto, um fluxo de liquidez para os investidores do Fundo."

Sendo assim, a opção da gestora e da administradora foi de não pagar inteiramente os rendimentos referentes a março para preservar caixa, uma vez que ainda não se sabe por quanto tempo as operações dos shoppings permanecerão reduzidas e quanto tempo levaria a recuperação das atividades após normalização.

O HSI Malls não foi o único fundo imobiliário de shoppings a reduzir a remuneração referente a março para preservar caixa diante da pandemia de coronavírus. O Vinci Shopping Centers (VISC11) fez o mesmo, e outros fundos suspenderam a remuneração neste mês por completo.

No entanto, os fundos imobiliários são obrigados a distribuir pelo menos 95% dos seus ganhos aos cotistas semestralmente. Assim, os fundos têm prometido que tal obrigação legal será cumprida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem traz a palavra Ibovespa em dourado, com tinta vermelha escorrendo pelas letras. Ao fundo, um gráfico em vermelho e azul 30 de outubro de 2026 - 18:23
coca-cola 30 de outubro de 2026 - 11:52
Montagem com Baianinho, mascote da Casas Bahia (BHIA3) 30 de outubro de 2026 - 10:19
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 27 de outubro de 2026 - 16:08
Bolsa não para de cair 26 de outubro de 2026 - 18:15
Ibovespa, bolsa, dólar 26 de outubro de 2026 - 12:29
Touro da B3 triste 26 de outubro de 2026 - 12:10
26 de outubro de 2026 - 10:48
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 25 de outubro de 2026 - 22:48
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar