O Banco Votorantim está a caminho de abrir seu capital na bolsa e fazer uma oferta pública de ações (IPO, em inglês) ainda neste ano. A informação é da coluna "Broadcast", do "Estado de S. Paulo, desta quarta-feira, 13.
Na avaliação dos sócios e da família Ermírio de Moraes, a instituição já chegou a uma posição satisfatória para um IPO após atingir lucro líquido de R$ 1 bilhão.
No início do ano, a diretoria executiva de Finanças e Relações com Investidores da instituição passou a ser comandada por Rodrigo Tremante.
O movimento foi visto como um sinal de que estava prestes a fazer um IPO já que Tremante, que vem do Carrefour, comandou a abertura de capital do varejista no país.
Depois de quase dobrar seus resultados no ano passado, o banco Votorantim, controlado por Banco do Brasil e a família Ermírio de Moraes, espera colher frutos da estratégia de diversificação de negócios que fez nos últimos anos, reduzindo o peso do crédito a veículos em sua operação.
Na mira, conforme o presidente da instituição, Elcio Jorge dos Santos, estão parcerias já fechadas na área de educação, saúde, turismo e ainda novos contratos que possam surgir com foco, principalmente, na oferta de crédito.
Com uma carteira de mais de R$ 33 bilhões em crédito a veículos, o ganho de escala em outros segmentos não reduzirá, contudo, esse peso do dia para a noite. "Não vejo a participação de crédito a veículos se reduzindo nominalmente, mas de forma proporcional ao longo do tempo outras verticais de negócios passarão a ter um papel mais representativo", avalia Santos, em entrevista ao Broadcast.
"Vamos diversificar sem perdermos o protagonismo no crédito a veículos", acrescenta.
*Com Estadão Conteúdo