Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Após Brumadinho

Justiça determina paralisação da maior mina de minério da Vale em MG

Mina da Vale em São Gonçalo do Rio Abaixo produz 30 milhões de toneladas de minério de ferro ; com notícia, papéis da companhia despencaram no Ibovespa

Navio da Vale
Imagem: Agência Vale

A justiça determinou nesta segunda-feira, 4, a interrupção das atividades da maior mina de minério da Vale, localizada em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG). A informação foi confirmada pela companhia em fato relevante divulgado ao mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a mineradora, o local produz 30 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, sendo a maior mina em operação de Minas Gerais e a segunda maior do País, atrás apenas de Carajás, no Pará. A decisão da Justiça atende a uma ação impetrada pelo Ministério Público Federal no Estado. Após a notícia, por volta das 15h30, as ações da Vale recuavam 6,05% no Ibovespa.

Ainda na nota divulgada ao mercado, a Vale informou que decidiu se abster de lançar rejeitos ou praticar qualquer atividade potencialmente capaz de aumentar os riscos das barragens Laranjeiras, Menezes II, Capitão do Mato, Dique B, Taquaras, Forquilha I, Forquilha II e Forquilha III.

A empresa afirmou ainda que dentre as barragens abrangidas pela ordem judicial as três nas quais se utilizou a metodologia de alteamento à montante, as barragens Forquilha I, Forquilha II e Forquilha III, já estavam inoperantes e abrangidas pelo plano de descomissionamento acelerado anunciado no último dia 29. As demais estruturas são convencionais.

Para a mineradora, não existe fundamento técnico ou avaliação de risco que justifique uma decisão para suspender a operação de qualquer dessas barragens.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Produção reduzida

O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho, disse ao Broadcast/Estadão que entre 80% e 90% da produção da Mina de Brucutu teve suas atividades interrompidas e que a Vale informou sobre a parada das operações no último sábado, 2. "Apenas produção de (minérios) finos segue normal", afirmou.

Leia Também

PROGRAMA DE PONTOS

Santander (SANB11) anuncia incorporação da Esfera, subsidiária de programas de fidelidade; e agora?

ALÔ, ACIONISTA

Itaú (ITUB4) aprova pagamento de quase R$ 4 bilhões em JCP; veja quem terá direito ao provento

O presidente do Sindicato Metabase de Mariana, Ângelo Eleutério, que representa os trabalhadores da Mina de Brucutu, disse que inicialmente esta paralisação não estava prevista dentro do plano de descomissionamento anunciado na semana passada. Segundo Eleutério, a direção da Vale informou ao sindicalista que está recorrendo da decisão judicial.

*Com Estadão Conteúdo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Montagem com logo da incorporadora Gafisa (GFSA3) 28 de maio de 2026 - 12:03
28 de maio de 2026 - 11:12
Fachada da unidade Vamos Seminovos, com estrutura moderna em vermelho e cinza, dedicada à venda de caminhões e máquinas usadas do Grupo Vamos, sob céu azul e dia ensolarado. 28 de maio de 2026 - 10:20
Logo do Banco BRB 27 de maio de 2026 - 19:55
Imagem de uma tela de computador com o Facebook aberto e símbolo da Meta no canto inferior direito 27 de maio de 2026 - 15:55
Montagem com o avião da companhia aérea Azul (AZUL53) e um gráfico de ações no fundo 26 de maio de 2026 - 19:32
26 de maio de 2026 - 18:32
26 de maio de 2026 - 15:14
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia