O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
No dia 17 de setembro de 2010, o Ibovespa fechou aos 67.089 pontos, em queda de 0,85%. Me arrisco a dizer que nada muito digno de nota tenha acontecido nesse pregão específico da bolsa. Mas para mim ocorreu um fato mais do que relevante: o nascimento da minha filha mais nova.
Voltei à redação dias depois no olho do furacão do fechamento da megacapitalização de R$ 120 bilhões da Petrobras. E na manhã seguinte estava na sede da B3 (então BM&FBovespa) para acompanhar o evento de lançamento das ações, que contou com um emocionado discurso do ex-presidente Lula.
Naquela época, jamais poderia imaginar que o principal índice da bolsa levaria quase nove anos para cruzar a marca histórica dos 100 mil pontos.
Aliás, se tivesse investido na bolsa no dia em que a Helena nasceu (por exemplo, por meio de fundo que siga o Ibovespa), teria um retorno acumulado de 56%. Bem menos do que o CDI, que goleou a renda variável com um rendimento de 135,26%.
A bolsa só voltou ao radar da maior parte dos investidores nos últimos três anos. Apenas neste ano, o Ibovespa acumula uma valorização de 19%, contra 4,5% do CDI.
Recordar a pontuação do principal índice da bolsa em uma determinada data pode até ter um valor sentimental ou de aprendizado. Mas o que vai fazer você ganhar dinheiro é saber se o principal índice da bolsa ainda tem fôlego para novas escaladas.
Leia Também
Bem, esta é a pergunta que o Bank of America Merrill Lynch (BofA) faz todos os meses a gestores de fundos. E a visão deles já foi mais otimista, ainda que as perspectivas para as ações continuem favoráveis. Saiba mais sobre os resultados da pesquisa feita pelo banco americano nesta matéria do Eduardo Campos.
Depois do grande susto provocado pelo ataque às instalações da Saudi Aramco, na Arábia Saudita, as cotações do petróleo devolveram boa parte da disparada de ontem. E esse movimento se refletiu em diversos mercados, inclusive na bolsa brasileira. Se na segunda-feira a Petrobras foi a grande responsável por sustentar o Ibovespa no campo positivo, hoje a estatal impediu uma alta ainda maior do principal índice da bolsa. O curioso é que o comportamento foi bem diferente dos mercados mundo afora, como você confere com o Victor Aguiar.
Então toma! Um fenômeno ainda de difícil explicação vem acontecendo no mercado norte- americano: está faltando dólar. É isso mesmo que você acabou de ler. Tanto que o Federal Reserve (BC norte-americano) precisou injetar nada menos do que US$ 75 bilhões de uma só vez, sem anestesia, no mercado de curtíssimo prazo. Entenda os resultados e as motivações dessa inusitada operação de salvamento.
No meio de tantas fintechs, é preciso se diferenciar para se destacar. Em busca de ampliar o alcance e público, a Neon Pagamentos foi atrás dos microempreendedores individuais, uma categoria que vem crescendo cada vez mais no país. Para facilitar a vida desses pequenos empreendedores, a fintech adquiriu a MEI Fácil, uma startup especialista em desburocratizar o processo de abertura de uma nova empresa. Confira os detalhes da novidade e os benefícios para os microempreendedores.
A Amazon faz escola quando o assunto é modelo de negócios. A empresa de Jeff Bezos agora é inspiração para outra gigante mundial, só que do mercado automobilístico. Elon Musk afirmou que a fabricante de carros elétricos Tesla precisa adotar um modelo mais parecido com a Amazon se quiser ser eficiente, e o processo esbarra justamente nas entregas. Quem traz os detalhes dessa história é a Bruna Furlani.
Eu não sei dizer de onde virá a próxima crise, só posso afirmar que algum momento ela virá. Por isso é sempre recomendável que você tenha algumas posições na carteira para se proteger de uma eventual piora nos mercados. Nos Estados Unidos, onde a alta das ações já vai para uma década, essa preocupação é ainda maior. Já que nessas horas uma proteção patrimonial é crucial, então que tal dar uma olhada no que os ultrarricos de lá estão fazendo? O Fernando Pivetti traz para você cinco antídotos dos milionários contra uma possível crise.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
*Colaboração Fernando Pivetti.
Modelo de tempo compartilhado representa 17,7% da demanda hoteleira no Brasil, mas pesquisa indica que há espaço para esse mercado crescer mais; veja como aproveitar o potencial
Casos mais severos do problema podem gerar desligamento do motor ou até princípio de incêndio
Participantes do CadÚnico precisam estar com cadastro regularizado; edital traz novidade sobre o uso do nome social
Hackers que invadiram a Rockstar Games impuseram data-limite para receberem pagamento
Mega-Sena entrou acumulada em abril e foi recuperando posições até retomar o topo do ranking de maiores prêmios das loterias da Caixa. Concurso 7000 da Quina é o destaque desta segunda-feira (13).
No Brasil, a semana começa com a tradicional divulgação do Boletim Focus, para calibrar as apostas do mercado nacional
As indicações ao Cade seguem emperradas e dependem da aprovação de outras nomeações que precisam passar pelo Senado Federal
Enquanto a “máquina de milionários” da Caixa segue parada para manutenção, o ganhador do prêmio principal da Lotomania 2910 também embolsou a bolada dos azarados
Ouro perde força nesta sexta-feira (10), mas acumula alta na semana; veja o que explica o vai e vem do metal
O bilionário Bill Ackman é o fundador da Pershing Square, gestora conhecida pelo perfil ativista e pelo foco em negócios grandes e previsíveis
“É uma anomalia. Talvez, o desafio desta geração seja descobrir como normalizar a política monetária no Brasil”, afirmou Galípolo, sobre o alto nível dos juros no Brasil
Objetivo da lei é possibilitar uma maneira mais acessível para que famílias possam se despedir de seus animais de estimação
Alta de 0,88% no mês veio na esteira do aumento nos preços de combustíveis e alimentos; revisões para o ano já preveem IPCA próximo de 5%
Netflix terá que ressarcir usuários em valores entre 250 e 500 euros, segundo advogados que representaram os consumidores
Assim como aconteceu na rodada anterior, a Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (9). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam.
Empresa surfa o boom logístico, combina proventos elevados e ainda negocia com desconto, segundo a própria gestão
Entidades dizem reconhecer as discussões como um debate legítimo, mas defendem que o impacto será severo sobre a economia, investimentos e geração de empregos formais
Até então, as alíquotas para a exportação dessas companhias eram de 0%. Em evento, ministro de Minas e Energia defendeu o imposto
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na noite de quarta-feira (8). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Hoje (9), a Timemania divide as atenções com a Mega-Sena.
Lais Costa, analista da Empiricus Research, explica por que tantos fundos sofreram com o conflito e mostra que outra classe corre risco em um cenário de juros altos