O gestor da Bridgewater, Ray Dalio, tem dois conselhos para você, investidor pessoa física. Ambos chocam pela simplicidade e até pela obviedade, mas se um sujeito responsável por gerir US$ 160 bilhões em ativos os destacou, é porque eles devem ser importantes.
Em entrevista recente à CNBC, Dalio disse que o maior erro dos investidores individuais é acreditar que os mercados que tiveram fortes altas nos últimos tempos estão melhores (ou são os melhores), quando na verdade podem ter simplesmente ficado muito caros.
"Não cometa o erro de comprar aqueles ativos que subiram muito, acreditando que eles estão melhores em vez de mais caros", disse Dalio.
Afinal, retorno passado não é garantia de retorno futuro, e um ativo que já valorizou muito pode não continuar a valorizar no mesmo ritmo, ou até mesmo cair. Pode ser que ele tenha ficado caro demais em comparação ao rendimento que é capaz de dar aos investidores.
O segundo conselho de Ray Dalio é: saiba diversificar bem seu portfólio.
"Por meio de diversificação, você pode reduzir o seu risco sem reduzir seu retorno", disse.
Diversificação é o maior seguro do investidor para a sua inabilidade de prever o futuro. É por isso que o mais indicado é ter sempre algum percentual da carteira em renda fixa, renda variável e reservas de valor, como ouro e dólar, independentemente do momento econômico.