O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Indícios mostram que essas instituições estariam dificultando o acesso ao débito automático para os clientes do banco digital

Você que é cliente do Nubank já teve dificuldade de colocar a conta do cartão de crédito roxo no débito automático do seu banco? Se sim, então tenho uma novidade para você. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão de defesa da concorrência, está de olho nesse tipo de obstáculo e vai investigar se as grandes instituições financeiras estão discriminando o banco digital.
O processo foi aberto contra quatro bancões: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander. A investigação tentará comprovar se essas instituições estariam dificultando o acesso ao débito automático para os clientes do Nubank.
As suspeitas vieram à tona depois de indícios levantados em investigação do conselho que começou em março do ano passado. Segundo parecer da superintendência do Cade, o débito automático é considerado uma facilidade para os correntistas pagarem as faturas de cartões de crédito. "A não disponibilização do produto para clientes do Nubank pode trazer prejuízos à plataforma, dificultando a manutenção ou captação de novos clientes no mercado", afirmou o Cade.
O inquérito aberto no ano passado também investigava se os bancos estariam dificultando que a Nubank tivesse acesso a extratos de transações de seus correntistas, mas a superintendência concluiu que não há elementos que indiquem que isso está acontecendo.
A superintendência irá agora aprofundar a investigação, o que inclui abrir prazo para que os bancos apresentem defesas. O departamento então dará um parecer sobre o caso - que pode ser pela condenação ou arquivamento - e enviará o processo para o tribunal do conselho, que é o responsável pela decisão final. Não há prazo para que isso ocorra.
*Com Estadão Conteúdo.
Leia Também
XADREZ REGULATÓRIO
RESPIRO PASSAGEIRO
RECUPERAÇÃO EXTRAJUDICIAL
INVESTIMENTO NOS ARES
ANOTE NA AGENDA
ESQUENTA DOS BALANÇOS
ALÍVIO COM DATA PARA ACABAR
ALERTA DE RENDA
Conteúdo BTG Pactual
AVENIDA DE CRESCIMENTO
Empresas
Conteúdo Empiricus
ENTREVISTA COM CFO
DIVIDENDOS E JCP
Apple
SOB NOVA DIREÇÃO?
APÓS TOMBO DAS AÇÕES NOS ÚLTIMOS ANOS
ALÍVIO À VISTA?
Conteúdo Empiricus
EM BUSCA DA CRISE