🔴 [NO AR] ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA: 3 AULAS GRATUITAS – ASSISTA AGORA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

O Ministério da Economia adverte

Tem uma piada antiga sobre o fulano que vai comprar um maço de cigarros na padaria e, ao ler na embalagem que fumar causa impotência sexual, pede para o balconista trocar por um que causa câncer. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Eu me lembrei da anedota ao me deparar com uma espécie […]

Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Tem uma piada antiga sobre o fulano que vai comprar um maço de cigarros na padaria e, ao ler na embalagem que fumar causa impotência sexual, pede para o balconista trocar por um que causa câncer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu me lembrei da anedota ao me deparar com uma espécie de advertência do Ministério da Economia: o atual sistema de Previdência é prejudicial à sua saúde financeira.

Na guerra da comunicação que deve marcar a tramitação da reforma no Congresso, a equipe do ministro Paulo Guedes divulgou hoje um estudo que mostra os efeitos para a economia caso não haja nenhuma mudança nas regras.

Para calcular quais as consequências de manter “tudo isso que está aí” no seu bolso, o estudo considerou que o governo precisará continuar se endividando para financiar os gastos com as aposentadorias.

O aumento da dívida pública levará a um aumento da taxa de juros. E os juros maiores afetam o crescimento da economia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em outras palavras, se a reforma vai exigir de todos algum sacrifício, não fazer nada vai nos custar muito mais. Quer saber exatamente quanto? Então eu recomendo muito a reportagem que o Eduardo Campos preparou.

Leia Também

ELEIÇÕES 2026

De processar Mark Zuckerberg a enterrar o Desenrola: o que os candidatos à presidência prometeram nesta sexta-feira

RICOS PRA VALER

Eduardo Saverin e Vicky Safra: quem são os brasileiros que lideram a lista dos mais ricos da Forbes de 2026

Bem, se você acha o Ministério da Economia suspeito para falar da reforma, já que a proposta veio de lá, o Edu também trouxe hoje uma ótima entrevista exclusiva com Mauro Benevides Filho.

Cotado para presidir a comissão especial que vai avaliar o projeto na Câmara, o deputado atuou como economista de Ciro Gomes na campanha presidencial. Vale a pena a leitura!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dia 53 de Bolsonaro - Não bastasse o vizinho, o filho

"A relação com a Venezuela segue firme no noticiário e mobilizando Jair Bolsonaro e o Palácio do Planalto. O porta-voz da Presidência, general Rêgo Barros, disse que a atuação do Brasil é exclusivamente humanitária, sem uso “de outras frentes neste momento” e que não "estamos avaliando qualquer possibilidade de..." (leia mais)

É cripto? É imóvel? Não, é...

Criptoimóvel. O BTG resolveu unir os tijolos aos bytes e, desta inusitada combinação, pretende captar até US$ 15 milhões com um criptoativo com lastro em imóveis. O lançamento inclui ainda uma parceria com os gêmeos Cameron e Tyler Winklevoss, conhecidos por atuarem na criação do Facebook. Ficou interessado? Eu te conto aqui todos os detalhes, inclusive por que os brasileiros (ainda) não poderão investir.

O eterno verão da Magalu

Nada como um trimestre após o outro. Depois de entregar um resultado muito bom no terceiro trimestre, as ações da Magazine Luiza fecharam em forte queda. A explicação na época foi que o mercado esperava ainda mais. A resposta da empresa veio ontem à noite, com o balanço dos últimos três meses do ano que superou as expectativas já otimistas dos investidores. Como resultado, as ações dispararam no pregão da B3 nesta sexta-feira. E tem analista achando que o melhor para a Magalu ainda está por vir, como você lê nesta matéria.

Aquele 1%

A bolsa manteve a mesma toada desde o dia da apresentação da proposta de reforma da Previdência. Mas chegando perto do fechamento, um maior otimismo prevaleceu e o Ibovespa encerrou a sexta-feira em alta de quase 1%. O tempo de tramitação e a economia com a reforma continuam no radar, mas hoje os investidores compraram a visão mais otimista do governo, que projeta a aprovação ainda no primeiro semestre. Saiba mais sobre o que mexeu com os mercados na nossa cobertura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O leão voltou

Saudades de fazer a declaração do imposto de renda? Pois a Receita Federal anunciou hoje o cronograma para o envio das informações. A data final continua em 30 de abril, mas neste ano as declarações só poderão ser enviadas um pouco mais tarde. Por conta do Carnaval, o envio terá início em 7 de março. Lembrando que o contribuinte que perder o prazo estará sujeito à multa de 1% sobre o valor total do imposto devido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
feriado ponto facultativo folga 28 de agosto de 2026 - 5:30
cirurgia cerebral inteligência artificial IA (1) 27 de agosto de 2026 - 17:34
Logo da marca Apple em uma fachada de prédio 27 de agosto de 2026 - 11:44
Tesoura rosa corta a Selic, taxa básica de juros 27 de agosto de 2026 - 10:53
Pix 27 de agosto de 2026 - 9:59
Loterias batem na trave. Imagem mostra bilhetes da Lotofácil, da Quina, da +Milionária, da Dupla Sena, da Lotomania e da Super Sete saindo de dentro de uma bola de futebol. 27 de agosto de 2026 - 6:52
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 26 de agosto de 2026 - 19:53
market makers thiago salomão mercado financeiro mba 26 de agosto de 2026 - 19:33
26 de agosto de 2026 - 15:30
Rio Nilo Egito 26 de agosto de 2026 - 12:04
brasil 26 de agosto de 2026 - 9:00
Fachada da Oncoclínicas (ONCO3). 26 de agosto de 2026 - 8:53
biciletas elétricas bike 25 de agosto de 2026 - 18:00
eclipse lunar lua fenômeno (3) 25 de agosto de 2026 - 17:30
canetas emagrecedoras anvisa (1) ID da foto:2243791302 25 de agosto de 2026 - 16:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar