Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Socorro aos estados

Governadores querem recurso dos fundos constitucionais para cobrir custeio

Fundos constitucionais oferecem créditos a juros subsidiados para as três regiões e recebem recursos do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)

Dinheiro; notas e moedas de real
Imagem: Shutterstock

Governadores de Estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste querem ter acesso a recursos dos fundos constitucionais de suas regiões para cobrir despesas de custeio e investimentos. A proposta foi discutida entre o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois de se encontrar com Guedes na noite desta terça-feira, Caiado disse que isso poderia ser feito por meio de uma medida provisória, autorizando que os Estados apresentem projetos para que os fundos constitucionais financiem tanto investimento quanto custeio, mesmo para os Estados com nota de crédito C ou D. A ideia é que a União avalizasse esses empréstimos.

"É uma questão emergencial, de sobrevivência. O Plano Mansueto não chega, deveria ter sido mandado desde o mês de abril e não temos nenhuma perspectiva da matéria ser votada no Congresso", afirmou Caiado, em referência ao plano de auxílio aos Estados que vem sendo estudado pelo governo. O "Plano Mansueto" prevê aval da União a empréstimos de Estados junto a instituições financeiras em troca de medidas de ajuste fiscal por parte dos entes.

Os fundos constitucionais oferecem créditos a juros subsidiados para as três regiões e recebem recursos do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Loterias batem na trave. 18 de agosto de 2026 - 6:55
Beneficiários com NIS final 7 recebem parcelas do Bolsa Família e parte também terá direito ao auxílio-gás 18 de agosto de 2026 - 5:06
apple iphone ataque alerta notificação (1) 17 de agosto de 2026 - 17:38
Gabriel Galípolo está sendo em uma mesa, falando em um microfone. Ele está com as mãos levantadas. Usa terno azul marinho e camisa branca. 17 de agosto de 2026 - 15:48
new fit suplemento alimentar anvisa 17 de agosto de 2026 - 13:00
Logo da Casas Bahia (BHIA3) e gráfico de ações em queda 17 de agosto de 2026 - 7:28
energia aneel open energy 17 de agosto de 2026 - 6:31
nassim taleb (1) 16 de agosto de 2026 - 7:30
eleições 2026 brasil economia investimentos bolsa ibovespa 15 de agosto de 2026 - 12:29
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar