Site icon Seu Dinheiro

Duas grandes lições do mercado que fugiram das livrarias

Capa de livros sobre George Soros e Warren Buffett

Razões de natureza mercadológicas ou relativas a contratos de publicação são algumas das que a Companhia das Letras, uma das principais editoras brasileiras, cita para explicar por que alguns títulos não seguem disponíveis por meio de reimpressões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nada disso indica, ao menos não necessariamente, a qualidade de uma obra. Um leitor que goste de uma boa história com lições relevantes sobre o mercado conta com livros que o fariam passar uma tarde de garimpo em sebos brasileiros.

Proponho aqui, então, uma busca por dois livros usados, que carregam em comum também o seu gênero: são biografias de grandes investidores que inspiram, ainda hoje, estratégias de investimento bem-sucedidas.

Escolha o primeiro para ler e corra para o sebo mais próximo.

A bola de neve: Warren Buffett e o negócio da vida

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Poucas pessoas têm a capacidade de reunir em um único livro tantas características boas. Alice Schroeder pegou uma trajetória brilhante e conseguiu transformar em um livro de qualidade literária inquestionável. Se Buffett não fosse tão conhecido, a obra passaria por um romance sem nenhuma dificuldade.

Sem cair no clichê de simplesmente reproduzir as principais falas do megainvestidor, a autora faz com que quem se aventure pelas mais de 1300 páginas de mergulho na vida de Warren Buffett entenda alguns dos conceitos e armadilhas que o ajudaram a construir seu patrimônio bilionário sem deixar de ser uma figura carismática.

A dinâmica dos encontros "de elefantes", a rotina da vida de Buffett em família e até a história de seus antepassados que, minha alma historiadora não poderia deixar de notar, diz muito sobre a história dos Estados Unidos...

Tudo está ali. Schroeder conseguiu transformar uma grande figura pública em alguém excepcionalmente humano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

George Soros – Definitivo

"O investidor mais influente do mundo" parece ter chegado lá quase que por acidente. Começou sua trajetória sem dinheiro, essencialmente sozinho, sem nota de destaque por seus ídolos e sem notas boas o suficiente para seguir a vida acadêmica como um filósofo e professor universitário – seu sonho.

Hoje uma figura bastante polêmica, Soros conquistou a carreira no mercado financeiro e tornou-se referência em parte porque precisava ganhar dinheiro.

Mas um dos grandes charmes de sua história, captado com maestria por Robert Slater, está em como suas ideias no campo da filosofia fizeram dele um grande estrategista na gestão de investimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conhecer de perto a teoria da reflexividade e como ela aparece em diferentes discussões de dia a dia sobre aumentar ou não a posição e uma ou outra ação é o tipo de coisa que faz o leitor seguir página por página sem querer pausar a leitura.

Exit mobile version