🔴 LIBERADO: ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  COMECE A TRANSFORMAR A SUA CARREIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Na fronteira

Trump ameaça declarar estado de emergência caso não consiga acordo para construir seu muro

Governo norte-americano declarou paralisação parcial (shutdown) há 20 dias; rebatendo críticas, Trump disse que muro pagaria por si mesmo em "dois ou três meses"

Presidente dos EUA, Donald Trump
Presidente dos EUA, Donald Trump - Imagem: Shutterstock

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou declarar estado de emergência caso não consiga chegar a um acordo de orçamento com os democratas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A declaração foi realizada nesta quinta-feira, 10. O governo norte-americano declarou paralisação parcial (shutdown) há 20 dias. Com isso, diversos serviços básicos foram suspensos. No Brasil, os consulados e as embaixadas norte-americanas disseram estar operando "de forma limitada", mas que continuaria normalmente com os "serviços essenciais aos cidadãos americanos e solicitantes de visto".

"Sem um acordo [com os democratas], seria muito surpreendente para mim se eu não declarasse emergência nacional", acrescentou Trump ao deixar a Casa Branca rumo à fronteira sul dos EUA com o México, onde pretende levantar o muro.

Rebatendo críticas de que ele havia prometido em sua campanha que o México ficaria com os custos, Trump disse que o muro pagaria por si mesmo "em dois ou três meses".

A verba, segundo o republicano, virá "indiretamente" por meio do acordo Estados Unidos- México-Canadá (USMCA), também chamado de "Novo Nafta".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com Estadão Conteúdo 

Leia Também

BUQUÊS EM RISCO

My Vintage Dress: confusão em loja de luxo deixa noivas sem vestidos a poucos dias do casamento

+4 CORINGA

Acabou o impasse: Mattel cria campeonato de UNO e vai pagar R$ 257 mil para descobrir quem é o melhor jogador

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1 de setembro de 2026 - 16:55
Imagem mostra uma mão plantando uma semente na terra e pequenas mudinhas que vão crescendo. Há gráficos de ações que indicam alta no investimento 1 de setembro de 2026 - 11:16
Beneficiários com NIS final 7 recebem parcelas do Bolsa Família e parte também terá direito ao auxílio-gás 1 de setembro de 2026 - 5:39
Quatro economistas do BTG Pactual estão sentados em cadeira de madeira. Todos eles vestem terno azul. A mediadora está de lilás. Ao fundo, um painel com o logo Macro Day do BTG Pactual. 31 de agosto de 2026 - 19:01
Bilionária mais jovem do brasil tem herança atrelada à WEG. 31 de agosto de 2026 - 13:05
geraldo alckmin no macro day 2026 31 de agosto de 2026 - 12:30
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um prédio, uma casa, moedas e uma ampulheta, representando o rendimento em aluguéis ou fundos imobiliários ao longo do tempo 31 de agosto de 2026 - 8:16
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 31 de agosto de 2026 - 5:06
Egas Moniz nobel 30 de agosto de 2026 - 10:03
bolsa família 30 de agosto de 2026 - 7:07
naval ravikant guru Vale do Silício 29 de agosto de 2026 - 15:15
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar