Lá na redação do Seu Dinheiro, a gente brinca que empresa que dá lucro está fora de moda. Vivemos num mundo em que se tornou comum, para as empresas muito inovadoras, demorar a dar lucro para conseguir crescer ao máximo. Mas nem por isso os investidores deixam de apostar pesado nessas companhias, levando o seu valor de mercado lá para cima.
Mas é claro que a nossa provocação é só uma brincadeira. Não se trata de uma estratégia ilógica. E a aposta dos investidores não é apenas numa tecnologia inovadora que vai melhorar a vida das pessoas. Eles apostam, na verdade, que as inovações trazidas por essas empresas venham a revolucionar completamente a maneira como as pessoas vivem e consomem certos produtos e serviços.
O que não deixa de causar certa perplexidade é a avaliação de algumas empresas e a disparada das suas ações na bolsa, quando elas têm capital aberto. Pode não haver dúvida de que suas inovações tenham valor, mas será que é para tanto? - alguém poderia perguntar. Não haveria algum exagero?
É claro que já tem gente fazendo esse tipo de questionamento. Mais que isso: tem profissionais de mercado levantando essas dúvidas. A matéria mais lida da última semana foi justamente sobre as duras críticas de um analista quanto ao negócio da Tesla, a companhia de veículos elétricos do bilionário pop star Elon Musk.
Para esse analista, a Tesla vale zero. Isso mesmo que você leu: zero. Mas como pode? O problema não são só os prejuízos. Nem se considera que carros elétricos não sejam uma inovação desejada e necessária. Para ele, a Tesla é intrinsecamente não lucrativa e vai sambar com a chegada dos concorrentes. Bem, as ações da companhia estão despencando neste ano...
Se você perdeu esta ou alguma das demais campeãs de audiência desta semana, aproveite o sábado para pôr a leitura em dia. Mas não deixe de dar uma passada lá no Seu Dinheiro para ler a nossa manchete de hoje . Aproveitando que a nova leva de ofertas de ações na bolsa brasileira já começou, eu trago uma matéria explicando, tim tim por tim tim, o que leva uma empresa a fazer um IPO e ofertar ações em bolsa. Também explico as diferenças entre ofertas primárias e secundárias e entre IPOs e follow ons, para você não confundir mais!
Veja as 5 notícias mais lidas da semana:
2. 6 coisas que as pessoas que lidam bem com o próprio dinheiro nunca compram
3. Conheça 7 bilionários que devem a fortuna a Warren Buffett
4. Força Aérea Brasileira recebe o primeiro caça sueco Gripen
5. Passageiro de Elon Musk à Lua, bilionário vende participação em império
Um forte abraço e ótimo sábado!