🔴 OPÇÕES NA BOLSA: GANHOS ALTOS PODEM ACONTECER NO CURTÍSSIMO PRAZO – ENTENDA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Após quatro meses de alta

Empresários continuam otimistas, mas índice de confiança cai em março, diz CNI

Indicador da pesquisa varia de zero a 100 pontos e, quando estão acima de 50 pontos, indicam otimismo

Trabalhador da indústria
Trabalhador da indústria - Imagem: Shutterstock

A confiança do empresário industrial caiu em março, após uma sequência de quatro meses de alta, seguida de estabilidade em fevereiro. É o que aponta o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) divulgado nesta sexta-feira, 22, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador ficou em 61,9 pontos em março, queda de 2,6 pontos na comparação com fevereiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar da baixa no índice, os empresários continuam otimistas. O indicador da pesquisa varia de zero a 100 pontos e, quando estão acima de 50 pontos, indicam otimismo. A CNI destaca ainda que o índice atingido em março ainda é 7,5 pontos acima da média histórica.

De acordo com a pesquisa, a queda do ICEI em março deve-se tanto pela avaliação menos positiva das condições atuais como pelas expectativas menos otimistas. O índice que avalia a expectativa com relação às condições atuais recuou 2 pontos, para 53,6 pontos, mas ainda revela que o empresário percebe melhora nas condições correntes de negócios nos últimos meses, porque está acima dos 50 pontos.

"O empresário percebe que a atividade está mais fraca do que era esperado no fim de 2018. Além disso, o processo de aprovação das reformas para a reativação da economia está se mostrando mais complexo e demorado do que se supunha. Com isso, os efeitos das reformas sobre a atividade vão ficar mais para frente do que previsto anteriormente", avalia o economista da CNI Marcelo Azevedo.

O índice de expectativas recuou 2,9 pontos de fevereiro para março, atingindo 66,1 pontos. A CNI destaca que o índice permanece elevado, bem acima da linha divisória dos 50 pontos, mas ressalta que é o segundo mês consecutivo de queda deste indicador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a pesquisa, entre fevereiro e março, a confiança diminuiu em todos os portes de empresas, segmentos industriais e regiões.

Leia Também

MAIS DINHEIRO NA MESA

Governo libera mais R$ 6,49 bilhões para empresas afetadas pelo tarifaço dos EUA e por conflitos internacionais; veja quem pode acessar o crédito

NEM POR DECRETO

Mega-Sena acumula de novo e prêmio vai a R$ 200 milhões; Dia de Sorte aproveita para brilhar sozinha

O levantamento foi feito entre os dias 1º e 19 de março, com 2.508 empresas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Carro da Mega-sena encalhado 19 de outubro de 2026 - 6:48
Uma mão segura um despertador tocando, com um calendário ao lado 19 de outubro de 2026 - 6:04
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 19 de outubro de 2026 - 5:02
bolsa famíliaPessoa segura cartão do Bolsa Família, benefício com datas de pagamento previstas para 2026. 18 de outubro de 2026 - 6:48
Carro da Mega-sena encalhado 15 de outubro de 2026 - 7:07
Carteira de trabalho CLT 14 de outubro de 2026 - 22:42
13 de outubro de 2026 - 16:07
Mega-Sena é o carro-chefe das loterias da Caixa. 13 de outubro de 2026 - 7:19
calendário, agenda, economia 12 de outubro de 2026 - 18:00
Celular com homem usando plataformas de apostas online 12 de outubro de 2026 - 14:15
Robert E. Hall e Michael Woodford Ill, vencedores do Nobel de Economia de 2026. Foto: Ilustração de Niklas Elmehed para a Fundação Nobel 12 de outubro de 2026 - 9:06
10 de outubro de 2026 - 15:05
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar