A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta quinta-feira, 14, a distribuição e comercialização de vários lotes de carne de frango da marca Perdigão, da BRF.
A decisão foi consta no Diário Oficial da União.
Nessa quarta-feira, a BRF anunciou um recall voluntário que atingiu 164,7 toneladas de carne de frango em território nacional e 299,6 que seriam destinadas ao exterior. A suspeita é de que elas estejam contaminadas com a bactéria Salmonella enteritidis.
Em comunicado ao mercado disponível na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a BRF explica que "a decisão de recolher todos os lotes, ao invés de partes da produção afetadas, segue o princípio da precaução e o compromisso da BRF com Segurança Alimentar, Qualidade e Transparência", e que o incidente e o recolhimento dos produtos foram reportados a autoridades brasileiras como o Ministério da Agricultura e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com a qual acordou as bases do recolhimento voluntário.
A companhia diz ainda que iniciou proativamente o inventário e recolhimento dos produtos em rota ou junto aos clientes no mercado interno e externo, e destacou um grupo de especialistas para investigar as origens "deste único caso para garantir a adoção das medidas apropriadas para evitar recorrência".
