🔴 CONHEÇA A TESE QUE PODE MULTIPLICAR O INVESTIMENTO POR 42X EM 12 MESES – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Desempenho estável

Indústria paulista gera 2,5 mil empregos em fevereiro, revela Fiesp

Na comparação interanual, houve uma queda de 1,85% no nível de emprego: a indústria fechou 40 mil postos ante fevereiro de 2018

Trabalhador da indústria
Trabalhador da indústria - Imagem: Shutterstock

A indústria paulista gerou 2,5 mil novos empregos em fevereiro. O número representa uma alta de 0,11% ante janeiro, sem ajustes. Com o ajuste sazonal, no entanto, há uma queda de 0,08%. Nos dois primeiros meses do ano, o saldo do emprego no setor ainda está positivo em 11 mil vagas, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 19, pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na comparação interanual, houve uma queda de 1,85% no nível de emprego: a indústria fechou 40 mil postos ante fevereiro de 2018.

Em nota, a Fiesp avalia o desempenho como estável e afirma que o resultado está dentro do esperado. A Federação destaca, em nota, que uma consolidação do crescimento do emprego na indústria paulista passa pela aprovação da reforma da Previdência.

"Nos próximos meses, devemos seguir gerando novas vagas. Mas para que seja confirmada uma retomada do emprego é fundamental a aprovação da Reforma", diz o texto.

Setores

Entre os setores avaliados, 11 contrataram, sete tiveram saldo negativo e quatro ficaram estáveis. O setor de couro e calçados tem destaque, com geração de 1.451 postos, além do setor de coque, derivados de petróleo e biocombustíveis (1.203) e de produtos farmoquímicos farmacêuticos (497). No campo negativo estão principalmente produtos alimentícios (-670); produtos diversos (-467) e impressão e reprodução de regravações (-389).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Regiões

A alta foi puxada pelo desempenho da indústria no interior, onde a geração de empregos subiu 0,12%. Na Grande São Paulo (incluindo ABCD) houve uma queda de 0,10% na geração de empregos; e exclusivamente na região do ABCD houve uma baixa de 0,13%.

Leia Também

POLÍTICA MONETÁRIA

Copom segura Selic em 13,75% e interrompe ciclo de cortes iniciado há cinco reuniões

CALMA MERCADO

Chegou a hora: Lula fará pronunciamento neste domingo para anunciar medidas de ajuste fiscal

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fachada do Banco do Brasil (BBAS3). Divulgação/Giovanni Nobile 3 de novembro de 2026 - 12:30
Prédio do Banco Central. 3 de novembro de 2026 - 9:10
O economista André Lara Resende 2 de novembro de 2026 - 13:58
Gráfico de análise do mercado financeiro de ações com acumulações crescentes de moedas, uma sobreposição de gráfico em velas e um calendário. ID da foto: 2255662762 1 de novembro de 2026 - 15:04
Thumb do podcast Touros e Ursos edição 294 30 de outubro de 2026 - 19:39
Bilhete da Mega-Sena em destaque, com globo de sorteio, bolas numeradas e confetes ao fundo. Composição mostra um bilhete da Mega-Sena em primeiro plano, ao lado de um globo de sorteio e bolas numeradas, com a frase “Prêmio recorde” na base. 29 de outubro de 2026 - 5:49
Logo do Mercado Livre (MELI34) com fundo de gráfico e cotações 27 de outubro de 2026 - 14:22
Vencedor da Lotofácil fez a aposta pelos canais eletrônicos da Caixa. O outro foi a uma lotérica. 27 de outubro de 2026 - 5:58
Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central do Brasil, está sentado, com um microfone e um copo de água sobre a mesa que está a sua frente 26 de outubro de 2026 - 19:43
Prédio do Banco Central em Brasília. 24 de outubro de 2026 - 8:59
Homem de óculos e camisa social aparece em close-up, com fundo escuro. 23 de outubro de 2026 - 15:56
Armazém de varejo cheio de prateleiras com caixas de papelão e pacotes. 23 de outubro de 2026 - 11:15
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar