A B3 divulgou nesta quinta-feira (3) a terceira prévia do índice Ibovespa, a principal referência de preços de ações da bolsa brasileira. Na prática, ela destaca como será a composição da carteira de 7 de janeiro até 3 de maio deste ano. Para a nova composição, houve a entrada da BR Distribuidora (BRDT3) e saída de Copel PNB (CPLE6) e Fibria ON (FIBR3). No total, o índice possui agora 65 ativos de 62 companhias.
Na nova configuração, os cinco ativos que apresentam maior peso são Itaú Unibanco PN (10,91%), Vale ON (10,65%), Bradesco PN (8,63%), Petrobras PN (7,80%) e Petrobras ON (4,90%). Para fins de comparação, em relação à última versão do índice, houve leve aumento do percentual de Itaú Unibanco e queda não muito significativa do percentual de Vale.
Anteriormente, os maiores pesos foram de ativos como Vale ON (12,89%), Itaú Unibanco PN (10,44%), Bradesco PN (7,18%), Petrobras PN (6,44%) e Ambev S/A ON (6,42%). A última versão entrou em vigor em 3 de setembro de 2018 e vai até o dia 4 deste mês.
Mudanças em outros índices
No índice Brasil Ampo (Ibra), também houve alterações. Por lá, entraram os papéis de Forja Taurus PN (código FJTA4), Sanepar PN (código SAPR4), Banco Inter PN (código BIDI4) e Locamerica ON (código LCAM3).
A lista completa de mudanças nos índices está disponível no site da B3. Basta acessar a o índice de interesse e clicar na composição da carteira da terceira prévia.