Como um investidor de longo prazo tanto do mercado tradicional quanto do mercado de criptomoedas é normal viver um sentimento dúbio com relação a oscilações de ambos os mercados.
Quedas de 5% no Ibovespa me fazem ficar preocupado e curioso para entender o que aconteceu.
Por outro lado, quando o mercado cripto perde 15% de market cap, considero isso apenas uma segunda-feira normal, apesar de um pouco chuvosa.
É como viver em meio a absurdo atrás de absurdo e não se espantar com nada.
Como brasileiro você também já deve ter perdido a capacidade de se impressionar com o que acontece por estas terras.
Mas os disparates relacionados às criptomoedas vão além desses que acabei de mencionar.
O investidor americano Tim Draper, por exemplo, está convicto de que o bitcoin poderá chegar a valer 250 mil dólares em um futuro próximo.
Absurdo?
Pois bem, em 2014 esse mesmo Draper foi a público falar que até 2018 o bitcoin chegaria à marca de 10 mil dólares. No momento da entrevista, o bitcoin valia algo em torno de 600 dólares.
Ele errou simplesmente porque não disse algo ainda mais absurdo, pois já em 2017 o bitcoin alcançaria a marca dos 20 mil dólares.
E da mesma forma que você pode achar essa previsão de 250 mil dólares por unidade do bitcoin absurda, a repórter que entrevistou Draper em 2014 e o mundo acharam também.
Mas, como afirmei aqui, parece que os absurdos nesse mercado são a mais absoluta normalidade.
Quando você acharia que os fundos patrimoniais das principais universidades norte-americanas estariam investindo nesse mercado?
Absurdo.
Alguns anos atrás você apostaria que a Fidelity, uma das maiores empresas do mundo dos investimentos, com mais de 7 trilhões de dólares sob gestão, criaria uma divisão inteira de ativos digitais?
Absurdo.
Google, Facebook, Amazon, Samsung e Apple seriam capazes de fazer movimentos em favor desse mercado?
Outro absurdo.
Pois é, eu não culpo ninguém que achasse isso um disparate alguns anos atrás, mas a partir de agora você já deveria ter se acostumado com esses absurdos.
Bitcoin a 250 mil dólares é um absurdo, mas, por essas terras de cripto, esse é o normal.