🔴 O MELHOR TRADER DO MUNDO VAI TE AJUDAR NA BUSCA POR R$ 1 MILHÃO – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Sinal amarelo ligado

Regime de capitalização na Previdência não é solução mágica, diz Armínio Fraga

Ex-presidente do BC se diz mais esperançoso do que confiante na capacidade de o novo governo em aprovar a reforma

Imagem: HSM Brasil/Divulgação

O ex-presidente do BC e sócio do Gávea Investimentos, Armínio Fraga, se diz mais esperançoso do que confiante no novo governo, pois houve “muito ruído nesse período e muita gente falando sem convicção. E isso é preocupante”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fraga falou brevemente com a imprensa após participar de evento no BC do Rio. Para ele, o problema fiscal é “tão grande” e isso vai ficar tão claro que a reforma tem chance de acontecer. Além disso, como os Estados também precisam dessa reforma, eles devem ajudar a fazer pressão política pela aprovação.

Perguntado sobre o regime de capitalização que deve contar da proposta do governo, Fraga disse o modelo dá mais consciência às pessoas de que elas estão poupando. “Mas não é uma solução mágica”, disse.

Ainda de acordo com Fraga, a questão da transição ainda não está clara e também para quem seria esse regime. Segundo ele, para o pessoal de baixa renda é mais seguro ter uma aposentadoria já quantificada. A conta pessoal “é bacana”, mas a pessoa está exposta a variações do juro, por exemplo, nesse período.

“E mais ou menos consenso de que é melhor ter isso [benefício] de forma mais segura para a fatia mais desfavorecida da população. É um seguro que eu acho que essas pessoas merecem e o governo tem que dar isso para elas”, explicou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na sua fala durante o evento, antes de desejar sorte ao presidente indicado Roberto Campos Neto, Fraga disse que “não há BC que resista a situação fiscal como a nossa. A situação é totalmente urgente. O governo federal está bem mal das pernas e Estados estão quebrados”.

Leia Também

ELEIÇÕES 2026

Flávio Bolsonaro ou Lula no segundo turno? Moody’s compara cenários e aponta os riscos para investidores

FINANCIAMENTO SUSTENTÁVEL

ETF com selo do BID e que investe na Amazônia Legal? AMAB11 atrai R$ 66 milhões em apenas dois meses

Ainda de acordo com Fraga, uma reforma da Previdência “mais ou menos será uma ducha de água fria. Nossa situação é de alto risco”. No entanto, ele disse acreditar que a equipe atual vai fazer os ajustes necessários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
renda carros usados 6 de outubro de 2026 - 8:00
5 de outubro de 2026 - 14:21
Mega-Sena perde a liderança dos maiores prêmios das loterias da Caixa. 5 de outubro de 2026 - 7:48
eleições 2026 brasil economia investimentos bolsa ibovespa 4 de outubro de 2026 - 11:39
Botijões do programa Gás do Povo, benefício social para famílias de baixa renda 4 de outubro de 2026 - 5:13
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 3 de outubro de 2026 - 5:08
Tela do Meu INSS com opção de acesso pela conta gov.br 2 de outubro de 2026 - 5:07
Uma gangarra representando o Ibovespa: de um lado (vermelho), a gangorra está para baixo. De outro (verde), a gangorra está para cima. No centro, o Ibovespa. 1 de outubro de 2026 - 19:50
1 de outubro de 2026 - 15:01
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar