Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Exploração de petróleo e gás natural

Petrobras e mais 46 empresas estão inscritas para oferta permanente de áreas

Entre as novas petroleiras autorizadas, além da estatal, estão empresas de porte, como a ExxonMobil, CNOOC Petroleum e Shell. Também fazem parte da lista as brasileiras Enauta e Petro Rio

Petrobras PETR4
Petrobras - Imagem: Shutterstock

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou mais 12 empresas a participar do processo de oferta permanente de áreas para exploração e produção de petróleo e gás, entre elas a Petrobras. Com isso, chegou a 47 o número de companhias inscritas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O processo de oferta permanente de áreas para exploração e produção de petróleo e gás natural prevê a oferta contínua de campos devolvidos (ou em processo de devolução) e de blocos exploratórios ofertados em rodadas anteriores e não arrematados.

Entre as novas petroleiras autorizadas, além da estatal, estão empresas de porte, como a ExxonMobil, CNOOC Petroleum e Shell. Também fazem parte da lista as brasileiras Enauta e Petro Rio.

O primeiro ciclo de oferta permanente foi aberta no dia 26 de junho, quando foi iniciada a fase de apresentação de garantia de oferta e declaração de interesse para um dos setores. A primeira sessão pública com a apresentação de ofertas, de fato, acontecerá no dia 10 de setembro.

As interessadas em participar da concorrência, que já tenham sido autorizadas pela agência, devem apresentar declaração de interesse até o dia 7 de agosto. Os setores que estarão na sessão pública de apresentação de ofertas desse primeiro ciclo serão divulgados até o dia 16 do mês que vem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pelas regras desse processo, as licitantes inscritas podem apresentar interesse para qualquer bloco ou área, desde que apresentem declaração acompanhada de garantia de oferta. Apresentada uma ou mais declarações de interesse, e aprovada toda a documentação, a ANP divulga o cronograma de realização de um ciclo para apresentação de ofertas.

Leia Também

CORTE VEM AÍ?

Boa notícia para o bolso: inflação cai mais do que o esperado e já permite sonhar com juros menores

NOVA RESOLUÇÃO

Acabou a farra: crianças e responsáveis passam a ter assento lado a lado garantido pela Anac

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Anvisa vacina covid-19 10 de julho de 2026 - 11:17
ipva-carros-veiculos- 10 de julho de 2026 - 10:27

IPVA VAI MUDAR?

PEC quer alterar cálculo do IPVA; entenda

10 de julho de 2026 - 10:27
Gás do Povo Créditos: Foto: Ricardo Botelho/MME 10 de julho de 2026 - 6:16

ATENÇÃO BENEFICIÁRIOS!

Gás do Povo julho de 2026 será liberado hoje; veja quem será contemplado

10 de julho de 2026 - 6:16
[Imagem: Divulgação] 9 de julho de 2026 - 16:00
ID da foto:2221778565 feriado 9 de julho são paulo 9 de julho de 2026 - 5:07
Tesoura rosa corta a Selic, taxa básica de juros 8 de julho de 2026 - 19:51
Celular exibindo o logo do Pix, sistema de transferências instantâneas do Banco Central 8 de julho de 2026 - 12:32
8 de julho de 2026 - 10:37
JMEV Emova Easy, ou EV2. 7 de julho de 2026 - 11:20
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar