Menu
2018-09-22T16:29:33-03:00
Luis Ottoni
Luis Ottoni
Jornalista formado pela Universidade Mackenzie e pós-graduando em negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou nas editorias de economia nos portais G1, da Rede Globo, e iG.
Criptomoedas

Seis bancos entram na mira do Cade

Instituições serão investigadas por suposta perseguição a corretoras de criptomoedas.

19 de setembro de 2018
8:50 - atualizado às 16:29
Bitcoin
Inquérito investigará suposta perseguição dos bancos a corretoras de criptomoedas. Imagem: Shutterstock

O Conselho Administrativo da Defesa Econômica (Cade) abriu nesta terça-feira (19) um inquérito administrativo contra seis bancos para investigar se eles prejudicaram corretoras de criptomoedas, como bitcoins.  Serão investigados o Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Banco Inter e Sicredi.

Perseguidos

A denúncia foi realizada pela Associação Brasileira de Criptomoedas e Blockchain (ABCB), que acusa as instituições de 'peseguirem' as corretoras do setor, fechando contas dessas empresas ou até mesmo se negando a abrir contas para a compra da moeda virtual.

"As informações trazidas aos autos parecem demonstrar que, de fato, os principais bancos estão impondo restrições ou mesmo proibindo o acesso de corretoras de criptomoedas ao sistema financeiro, o que pode trazer prejuízos a essas corretoras", concluiu a superintendência do Cade.

Atividades Ilícitas

Segundo o Estado de S. Paulo, em resposta à denúncia, o BB disse, em nota, que prestou todas as informações solicitadas pelo Cade. O Itaú Unibanco informou que "colaborará com o Cade nos esclarecimentos necessários" e o Bradesco, Santander, Banco Inter e Banco Sicredi não comentaram.

Ao Cade, os bancos alegaram que encerram as contas por entender que essas não seguem precauções para evitar atividades ilícitas.

* Com Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

PROJETO DE APOSENTADORIA

Você pode criar sua própria previdência com apenas três ativos na carteira

Claro que existem bons planos de previdência privada, mas para encontrá-los você precisa deixar o bando e alçar vôo solo.

IR 2020

Caiu na malha fina? Veja como regularizar a situação

Saiba como regularizar a sua situação junto a Receita Federal caso a sua declaração apresente informações inconsistentes e caia na malha fina do imposto de renda

Flexibilização

Prefeitura de São Paulo assina protocolo para reabrir bares e salões de beleza

A cidade está na terceira etapa do plano de flexibilização da quarentena do governo estadual, chamada de fase amarela. Com os termos firmados, os estabelecimentos poderão voltar a funcionar na segunda-feira

Recuperação

Fundos imobiliários de tijolo subiram 6% em junho; FII de shoppings ainda caem 21% no ano

Fundos imobiliários de papel, por sua vez, valorizaram, em média, só 3% no mês passado, segundo indicadores calculados pelo Banco Inter

BNDES prorroga linha de crédito para pequena e média empresa, com mais R$ 5 bilhões

Linha para capital de giro será prorrogada até 31 de dezembro, com orçamento ampliado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements