Menu
2019-10-18T16:10:49+00:00
Marina Gazzoni
Marina Gazzoni
Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com MBA em Informação Econômico-Financeira e Mercado de Capitais no Instituto Educacional BM&FBovespa e UBS Escola de Negócios. Foi editora de Economia do G1 e repórter de O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo e do portal IG.
UMA PROTEÇÃO CONTRA VOCÊ MESMO

Regra número 1: nunca perca dinheiro

É muito difícil aceitar que você está errado e desfazer uma posição no prejuízo. O problema é que, se você estiver errado mesmo, quanto mais tempo você demorar para reconhecer, mais difícil fica recuperar o dinheiro perdido.

17 de outubro de 2019
13:01 - atualizado às 16:10
Warren Buffett, investidor americano
Imagem: Shutterstock

O megainvestidor americano Warren Buffett fez sua fortuna nos mercados e se tornou o terceiro homem mais rico do mundo. Questionado sobre suas estratégias para se dar bem, eis uma de suas frases famosas: “Regra número 1: nunca perca dinheiro. Regra número 2: nunca esqueça a regra número 1”.

Pode parecer redundância, mas a regra número 2 de Buffett é bem importante. É um alerta para você se proteger contra você mesmo. Como assim?

É muito difícil aceitar que você está errado e desfazer uma posição no prejuízo. O problema é que, se você estiver errado mesmo, quanto mais tempo você demorar para reconhecer, mais difícil fica recuperar o dinheiro perdido.

Infográfico mostra simulação de perdas

É matemática básica: cada vez que você perde dinheiro seu montante fica menor e você precisa de retornos superiores às perdas para ficar no zero a zero. Por exemplo, quem perde 20% de R$ 100, precisa ganhar 25% na sequência para recuperar o capital investido. E se você perder 50%, terá que dobrar o montante que ficou. Dureza hein…

Então o negócio é ficar na renda fixa e não arriscar perder dinheiro? Não exatamente… Todo investimento tem risco, inclusive, as aplicações de renda fixa. Além disso, já tem banco projetando a Selic a 3,75% ao ano. Você vai mesmo se contentar com essa mixaria?

Caso deseje ganhos maiores, precisa encarar a renda variável.

Mas como proteger o seu dinheiro e limitar suas perdas?

Felizmente, existe uma ferramenta chamada “stop”. Você mesmo estabelece o quanto aceita perder e deixa uma ordem de venda programada.

No curso do Fausto Botelho, ele ensina a usar o stop. E dá uma dica: é muito importante automatizar as ordens para se proteger do seu pior inimigo: você! Não dá para confiar no julgamento de quem está perdendo dinheiro. Pode ser que você abandone a razão e se deixe levar pelas emoções. E aí pode entrar no buraco negro das perdas.

É bom você saber também que o uso de stops influencia a cotação dos ativos. Os traders deixam ordens de compra e venda programadas para quando o preço “romper” um suporte ou resistência, que é uma espécie de limite psicológico baseado no histórico de altas e baixas. Isso explica muitas das disparadas - ou despencadas - da bolsa.

Com base nesses estudos, o Fausto desenvolveu um método exclusivo para operar nos mercados de forma segura. O “método dealer” foi feito para quem está disposto a correr atrás das oportunidades, mas quer limitar suas perdas. O segredo é reduzir o risco por operação e usar as estatísticas a seu favor para sair no azul.

Quer aprender mais? Veja o convite do Fausto para dar um passo além nos seus investimentos.

>>>>MAIS INFORMAÇÕES AQUI>>>>

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

dinheiro na mão

Receita paga nesta segunda-feira as restituições do 6º lote do Imposto de Renda 2019

Lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018; crédito bancário atende a 1,3 milhão de contribuintes

Prós e contras

Vale a pena optar pelo saque aniversário do FGTS?

Nova modalidade permite ao trabalhador ter acesso a uma parte dos recursos do fundo de garantia ainda que não se enquadre em outros pré-requisitos, mas é preciso abrir mão de sacar o fundo em caso de demissão sem justa causa

Nova modalidade

Você já pode optar pelo saque aniversário do FGTS; confira as regras atualizadas

Opção de saque de parte do FGTS anualmente já pode ser feita desde outubro e não é obrigatória; também não há prazo

A Bula do Mercado

Mercado tem ajuste positivo na volta do feriado

Recorde triplo em Nova York, em meio à otimismo com negociações comerciais entre EUA e China, contrata ajuste positivo no mercado doméstico

A Bula do Mercado

A Bula da Semana: Os sinais da economia

Varejo e serviços no Brasil crescem acima do esperado em setembro, sinalizando expansão mais forte do PIB no 3T19

Fusão no horizonte

O megainvestidor Carl Icahn está dando uma mãozinha para a Xerox comprar a HP

Em meio às notícias de que a Xerox estaria interessada em comprar a HP, o megainvestidor Carl Icahn resolveu entrar no jogo para viabilizar a operação

Contrato fechado

Embraer recebe seis novos pedidos por aeronaves; encomendas somam US$ 374 milhões

A companhia aérea nigeriana Air Peace e a arrendadora egípcia CIAF Leasing acertaram novos pedidos de aeronaves à Embraer

Depois da Previdência...

Reforma tributária pode sair em março, diz Maia

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tem planos para dar encaminhamento à reforma tributária ainda no primeiro trimestre de 2020

Seu Dinheiro no domingo

O fim do mundo como o conhecemos — ao menos, na renda fixa

Com os juros cada vez mais baixos, é hora de buscar alternativas às opções tradicionais de investimento em renda fixa: eis o tema da pensata de hoje, enviada primeiro aos assinantes da newsletter do Seu Dinheiro

Uma gigante chega ao mercado

A Saudi Aramco quer levantar até U$ 25,5 bi com seu IPO e quebrar o recorde da Alibaba

Considerada uma das empresas mais rentáveis do mundo, a petroleira Saudi Aramco divulgou a faixa de preço e a quantia de ações a serem emitidas em seu IPO

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements