Alerta vermelho: há risco de guerra entre EUA e China? Tensão entre as duas maiores potências globais acirra e receio domina os mercados; descubra o que está em jogo
Nesta semana, o ânimo entre China e Estados Unidos está deixando o mundo inteiro em alerta vermelho. Desta vez, o gatilho para o aumento da tensão entre as duas maiores potências do mundo foi a visita de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados dos EUA a Taiwan, ilha considerada rebelde por Pequim.
A congressista, que é a segunda na linha de sucessão da presidência dos EUA, é um marco: há mais de 25 anos, um representante do governo norte-america não pisa em solo taiwanês.
Após o episódio, analistas políticos do mundo inteiro se preocupam se as tensões vão desencadear em uma espiral de violência. Até porque, a China considerou a ida de Pelosi à ilha formosa como uma provocação.
Já a congressista afirma que a parada faz parte do “inabalável compromisso dos Estados Unidos em defender a vibrante democracia do Taiwan”.
Em meio ao cenário de tensão entre os dois países, a marinha americana, por exemplo, tem aumentado a presença nos mares da região, enquanto caças chineses têm intensificado voos próximos ao espaço aéreo de Taiwan.
Agora, a China deu mais um passo que acirra os nervos do planeta ao disparar mísseis no maior exercício militar contra o Taiwan. Por isso, no nosso canal do Youtube, nós soltamos um vídeo exclusivo que revela os detalhes por trás da tensão, veja a seguir e entenda tim-tim por tim-tim: