Menu
Angela Bittencourt
Blog da Angela
Angela Bittencourt
é jornalista e editora da Empiricus
2019-06-12T12:00:45+00:00
Blog da Angela

‘Vazamento’ nas redes – Moro lidera citações

Troca de mensagens entre Moro e Dallagnol mobiliza 1,52 milhão de menções no Twitter em 18h de repercussão após divulgação de informações pelo “Intercept”, diz FGV DAPP

12 de junho de 2019
12:00
Sérgio Moro
Sérgio Moro - Imagem: Sérgio Castro/Estadão Conteúdo

Os diálogos entre o então juiz Sergio Moro, hoje ministro da Justiça e Segurança Pública, e o procurador Deltan Dallagnol revelados no domingo (9) pelo site “The Intercept” provocou uma batalha no Twitter, mas o confronto entre as hashtags #vazajato e #euapoioalavajato durou pouco. A #vazajato acompanhou a evolução do debate provocado pela divulgação da troca de mensagens e, às 23h de domingo, justificou o pico de 8,2 mil postagens, perdeu fôlego durante a madrugada e foi superada pela hashtag #euapoioalavajato – em defesa da operação conjunta do Ministério Público e Polícia Federal – na manhã de segunda-feira (10), informa a Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) que analisou a mobilização nas redes sociais desde às 18h de domingo, 9 de junho, até às 12h da segunda-feira, 10 de junho.

Quando a #vazajato atingiu o pico de 8,2 mil postagens no domingo à noite, a #euapoioalavajato respondia por 1 mil postagens. Na manhã de segunda-feira, a relação era de cerca de 3 mil postagens da #vazajato para 3,5 mil da #euapoioalavajato.

Das 18h de domingo às 12h de segunda-feira, a troca de mensagens entre Moro, e Dallagnol mobilizou 1,52 milhão de menções no Twitter. A repercussão esteve concentrada no atual ministro da Justiça – o ator mais mencionado pelos internautas – seguido pelo ex-presidente Lula e por Dallagnol.

No horário de pico das postagens no Twitter, às 23h de domingo, as menções a Moro alcançaram 17,5 mil, Lula 7 mil, Dallagnol 7,8 mil e o presidente Jair Bolsonaro respondia por 2,3 mil menções.

O boletim Análise Estratégica de Redes Sociais da FGV DAPP informa que o grupo principal de debate à esquerda teve 6,3% de interações suspeitas de ação de robôs, enquanto o grupo pró-governo à direita teve 3% de participação de retuítes de contas automatizadas; perfis venezuelanos também foram identificados em compartilhamentos de postagens pró-Lula com indícios de ação de robôs.

Esquerda x Direita

Os dados da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV mostram que 18,9% dos perfis atuantes no período de monitoramento do Twitter eram da esquerda partidária, repercutindo as reportagens principalmente a partir de contas de políticos e atores influentes da esquerda nas redes sociais. Esse grupo fez 37,6% das interações que somaram o total de 838.706 retuítes.

A base de apoio ao governo federal, em defesa de Moro, Dallagnol e da Lava Jato, promoveu 36,6% das interações, com críticas ao acesso da reportagem às mensagens privadas dos envolvidos na notícia. Esse grupo era mais expressivo, em número de perfis (24,7% do total) se comparado ao grupo da esquerda.

O terceiro grupo por número de retuítes (19,6% do total e o mais numeroso em perfis com 32,3%) teve como base de interação veículos de imprensa – inclusive o portal “The Intercept” – e, principalmente, da conta pessoal de jornalistas.

A repercussão em espanhol da troca de mensagens entre Sergio Moro e Deltan Dallagnol – nas 18h seguintes à divulgação – contou com 0,8% dos retuítes e envolveu 2,2% do total de perfis monitorados. Nesse caso, os internautas eram de esquerda da América Latina. Esse grupo inclui o perfil da ex-presidente Dilma Rousseff, segundo a FGV DAPP.

As 300 notícias com maior engajamento no Facebook e Twitter acumularam, desde a noite de domingo, mais de 7,4 milhões de interações – entre curtidas, compartilhamentos e comentários. O monitoramento realizado pela FGV DAPP mostra que até a manhã de segunda-feira, o link do site “The Intercept”com a troca das mensagens entre Moro e Dallagnol já havia ultrapassado 402 mil interações.

Nas primeiras 18h de repercussão das informações do “Intercept”, o debate esteve concentrado no “vazamento” por supostos “hackers”. Possíveis consequências como eventual “renúncia” de Sergio Moro tiveram menor destaque.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

Seu dinheiro no domingo

O mercado sempre oscila entre o cenário perfeito e o desesperador. Saber onde estamos é o segredo para ganhar dinheiro

Se a percepção prevalente no mercado é de que as coisas só podem melhorar, o investidor deve encarar isso com cautela

DIÁLOGO CORDIAL

Presidente do BNDES conversou com ministro da Economia sobre demissão

Levy entregou seu pedido de demissão do cargo ao ministro após ser alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro neste sábado (15)

TCHAU

Presidente do BNDES confirma pedido de demissão após declarações de Bolsonaro

Levy foi alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro no sábado (15), em função da nomeação do advogado Marcos Barbosa Pinto para o cargo de diretor

REDUÇÃO DE DANOS

Nada impede que a capitalização seja aprovada no 2º semestre, diz Maia no Twitter

O presidente da Câmara defendeu que a questão pode até ficar de fora do primeiro texto da reforma, mas destacou propostas já em andamento na área

CABEÇA A PRÊMIO

Gustavo Franco e Salim Mattar são cotados para substituir Levy

A avaliação é a de que a permanência do atual presidente do BNDES tornou-se insustentável depois da bronca em público do presidente

OS 10 MAIS RICOS DO MUNDO

Larry Page, o bilionário que criou o Google, ama carros voadores e tem o salário de US$ 1

O Seu Dinheiro estreia hoje (16) um série com a história dos 10 homens mais ricos do mundo. Quem são? Como vivem? Como ficaram bilionários? E que lições você pode aprender com eles? Começamos a contagem regressiva de fortunas (haja dedo) com Larry Page, o décimo homem mais rico do mundo, e todo domingo traremos uma história nova.

O CLIMA ESQUENTOU

Bolsonaro ameaça demitir Levy por nomeação de diretor que trabalhou no governo PT

Na sexta-feira, 14, durante café da manhã com jornalista, Bolsonaro demitiu o presidente dos Correios, general Juarez Cunha

RALI

Nada de Bitcoin: criptomoeda que valorizou 330% em 2019 tem outro nome

Segundo analistas, há pelo menos duas razões claras para o movimento de alta do Litecoin. Entenda o que está causando esse fenômeno

ENTREVISTA

“Não vou impor uma solução e destruir a reforma”, diz Samuel Moreira

Relator da proposta conta ter abdicado inclusive de convicções próprias em favor da construção de um texto com apoio suficiente das lideranças

NOS TRILHOS

Rumo avaliará participar de Fiol e Ferrogrão

Ferrovias estão entre os mais importantes projetos ferroviários para o escoamento de commodities, como grãos e minério de ferro, do Brasil

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements