Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2019-02-01T20:16:49+00:00
Seu Dinheiro na sua noite

Promessa é lucro

Enquanto o Congresso ferve com as eleições para presidente da Câmara e do Senado, investidores seguem confiantes nas reformas e privatizações

1 de fevereiro de 2019
20:16
O Melhor do Seu Dinheiro
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

Foi um professor de economia que me ensinou uma das lições mais valiosas no jornalismo, quando ainda eu dava os meus primeiros passos na cobertura de bolsa.

Ao questioná-lo sobre o que esperava para o Ibovespa naquele ano (2003, se não me engano), ele me respondeu:

“Eu posso te dizer qual a minha projeção, você pode ter a sua projeção. Mas eu confiaria mais na projeção de quem está botando dinheiro nela.”

No caso, quem coloca dinheiro é o tal mercado. Naquele ano, os investidores se convenceram de que Lula faria uma gestão prudente na economia. Tanto que apostaram nesse cenário (e ganharam muito dinheiro). Em outras palavras, o dinheiro não veste azul nem rosa (ou vermelho).

Uma onda parecida se formou neste início de governo Bolsonaro. O mercado avalia que o pacote formado por privatizações, reformas e redução da intervenção do Estado vai dar um gás na economia brasileira nos próximos anos.

E não se trata de um mero palpite ou pensamento positivo. “Acreditar”, na língua da Faria Lima, significa colocar dinheiro.

Outra característica típica do mercado é se antecipar aos acontecimentos. Promessa para os investidores não é dívida, e sim lucro.

O comportamento das ações das empresas estatais na bolsa reflete bem essa máxima. Quer saber o quanto as companhias controladas pelo governo se valorizaram só em janeiro? Então eu recomendo a leitura desta reportagem da Bruna Furlani.

Sem você eu não sou nada

A alta da bolsa em janeiro foi apenas um aperitivo para o que vem por aí. Pelo menos essa é a expectativa de grandes investidores ouvidos em um levantamento feito pela XP Investimentos. Mas, para que essa lua-de-mel consiga evoluir para um relacionamento forte e duradouro, uma condição é fundamental: a reforma da Previdência, é claro. Se a proposta aprovada no Congresso for ainda mais abrangente do que a proposta pelo governo Temer, o Ibovespa pode testar voos bem mais altos. Mas se a reforma não sair… Bem, saiba tudo sobre as projeções do mercado nesta reportagem.

Congresso em foco

As atenções hoje estão voltadas para o Congresso, onde acontece hoje a escolha dos presidentes da Câmara e do Senado. Na Câmara tudo parece encaminhado para a eleiçao de Rodrigo Maia. Agora no Senado o jogo está aberto - inclusive há dúvidas de que a votação termine nesta sexta. Mas uma coisa é certa: independentemente de quem ganhar, a reforma da Previdência tem tudo para ser pautada e votada pelo Congresso. O Eduardo Campos explica por que nesta entrevista com o cientista político e sócio da Arko Advice, Lucas de Aragão.

Dia 32 de Bolsonaro - Uma casa e seus presidentes

O presidente Jair Bolsonaro segue em São Paulo e seu porta-voz apresentou um resumo do primeiro mês de governo. Mas Bolsonaro e demais assuntos estão em segundo plano neste 1º de fevereiro. O foco está na... (leia mais)

A bolsa e o seu bolso

Sabe aquele ditado que diz “em time que está ganhando não se mexe”? Pois é, esqueça dele na hora de planejar os seus investimentos. Tivemos um mês de janeiro absurdamente positivo no mercado brasileiro, isso é fato, mas o clima na bolsa está sempre sujeito a chuvas trovoadas. Afinal, não é à toa que se chama renda variável. Para o nosso colunista Felipe Miranda, o otimismo está mantido, mas é preciso uma boa dose de prudência mesmo nos momentos de euforia. Entenda o que ele quis dizer com isso.

Sextou com recorde…

Tudo caminhava para ser uma sexta-feira de realização de lucros na bolsa. Ou em português mais claro: um dia para colocar o lucro no bolso. Mas nos últimos negócios do dia, o Ibovespa encontrou forças para fechar em um novo patamar recorde. Agora faltam apenas 2.139 pontos para os 100 mil… Na nossa cobertura de mercados você confere todos os detalhes do primeiro pregão de fevereiro.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Nova cartada

Trump contra-ataca e anuncia um aumento nas tarifas sobre importações chineses

O presidente dos Estados Unidos anunciou a elevação das tarifas de importação sobre produtos da China, elevando a tensão no front da guerra comercial

Seu Dinheiro na sua noite

O Buraco do Twitter

O vale de Jackson Hole (Buraco do Jackson, para os íntimos) já serviu de cenário para as filmagens de Rocky 4. Em plena guerra fria, Sylvester Stallone usou a paisagem coberta de neve das montanhas que ficam no estado norte-americano do Wyoming para emular a Sibéria. Para quem acompanha o mercado financeiro, o lugar é […]

Estreitando relações

Bolsonaro anuncia acordo de livre comércio entre Mercosul e 4 países europeus

Anúncio foi comemorado por entidades diretamente envolvidas, como a Confederação Nacional da Indústria

Câmbio

BC ofertará até US$ 11,6 bilhões no mercado à vista a partir de 2 de setembro

Leilões serão iguais aos feitos ao longo desta semana, com o BC trocando swaps por dólar à vista a depender da demanda de mercado

Relação abalada

Maia volta a disparar contra Bolsonaro e diz que país vive ‘quase um Estado autoritário’, inclusive no Meio Ambiente

Presidente da Câmara também classificou como desculpa as ameaças da Europa sobre a questão das queimadas na Amazônia

OUÇA O QUE BOMBOU NA SEMANA

Podcast Touros e Ursos: No meio da guerra tinha um banco central

Seu Dinheiro traz em podcast um panorama sobre tudo o que movimentou os seus investimentos nesta semana

Seguindo a Caixa...

Banco do Brasil pode adotar linha de crédito imobiliário atrelada ao IPCA

Se confirmado, novo tipo e crédito se somaria às novas linhas com taxas mais baixas para prazos de financiamento menores

Economia em dificuldades

Incertezas com Brexit e quadro global pesam no Reino Unido, diz Carney

Presidente do BoE afirmou que a economia do Reino Unido poderia ter várias reações, a depender dos progressos no Brexit

Deu a louca no gerente

Caixa vai vender todas as participações não estratégicas, diz presidente

Pedro Guimarães também voltou a mencionar que a Caixa vai “despedalar” os Instrumentos Híbridos de Capital de Dívida

Ela não para!

Caixa avalia mudança para taxa prefixada no financiamento imobiliário

Banco está avaliando excluir todo tipo de indexador e adotar taxa prefixada para o financiamento da casa própria

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements