Menu
2019-07-19T11:56:45+00:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Vídeo

Por que as privatizações podem ser benéficas para o investidor?

Notícias sobre privatizações costumam animar o mercado; entenda por que a sua vida financeira tem mais a ver com elas do que você imagina

19 de julho de 2019
11:56

Quando Jair Bolsonaro foi eleito com uma plataforma liberal, os mercados se animaram. Um dos motivos foram as promessas de privatizações. Nos estados onde os governadores eleitos tinham plataforma de campanha semelhante, as ações das estatais estaduais se valorizaram. Mas por que os investidores gostam tanto de notícias sobre privatizações?

No vídeo a seguir você vai entender como as privatizações podem ser benéficas para você enquanto investidor:

Leia a transcrição do do vídeo sobre os benefícios das privatizações para o seu bolso

Se você nos acompanha no Seu Dinheiro, já deve ter percebido que notícias sobre privatizações sempre recebem destaque no nosso site. Mas por que um site focado em investimentos para a pessoa física dá tanta importância a esse tipo de conteúdo? A verdade é que as privatizações podem ser benéficas para o investidor. Privatizações de empresas estatais: e eu com isso?

A expectativa de privatização de alguma empresa estatal geralmente deixa os investidores animados. Se a empresa tiver capital misto, com sócios privados e ações negociadas em bolsa, os seus papéis podem até se valorizar com a possibilidade de o governo reduzir participação no negócio.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter

Essa reação do mercado é um indicativo de que privatizações podem ser positivas para os investidores. Mas por quê? Bem, no caso das empresas de controle totalmente estatal, expectativas de privatização são interessantes porque o governo pode optar por vender a parte dele por meio da oferta das ações em bolsa. Isso representa o surgimento de novos ativos para alimentar o apetite dos fundos de investimento e até das pessoas físicas.

No caso das estatais que já têm ações negociadas em bolsa, uma redução na participação do Estado pode ser interessante porque, além de abrir espaço para os investidores privados, pode ser entendida como algo que vai vir acompanhado de uma melhoria na governança e até na lucratividade da empresa - o que, aliás, também é verdade no primeiro caso.

Vale lembrar que nem todas as ofertas de ações na bolsa são abertas para qualquer investidor. Algumas são restritas a um punhado de investidores institucionais, como os fundos de investimento. Ainda assim, caso os fundos participantes sejam abertos para pessoas físicas, o pequeno investidor consegue participar indiretamente, por meio do investimento nesses fundos.

Gostou do vídeo? Então não deixe de se inscrever no canal do Seu Dinheiro no YouTube e deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Siga o dinheiro

Fuga de dólares bate US$ 40 bilhões em 12 meses. Surpreso? Não deveria…

Saída de recursos é a maior desde que abandonamos o regime de bandas cambiais em 1999. Desde abril, o BC vem alertando para uma mudança estrutural no mercado de câmbio

Boas novas

Juro baixo faz BlackRock ampliar aposta no Brasil

A projeção é que a Selic baixa empurre investidores para ativos de mais risco, incluindo investimentos no exterior, que ainda engatinham por aqui

dinheiro no bolso

36,9 milhões de correntistas da Caixa já sacaram recurso do FGTS

Saque de até R$ 500 por conta ativa ou inativa do fundo tem sido feito de forma escalonada, dependendo da data de aniversário de trabalhador

novas funções

Relator de MP que permite saque do FGTS vai ampliar forma de aplicação do fundo

Hoje, a lei só permite que o dinheiro seja usado para financiar moradias, saneamento e infraestrutura

todo mundo no azul

Bolsonaro assina MP que promete estimular regularização de dívidas

Texto foi chamado de MP do Contribuinte Legal e, segundo o governo, é alternativa mais justa do que parcelamentos especiais (Refis)

Exile on Wall Street

Há salvação para o investidor?

Escolhemos hoje, sobre resultados que só acontecerão no futuro. E não adianta tentar, no presente, penetrar o futuro. Há razão objetiva para serem tempos verbais diferentes. Afinal, ora, são coisas diferentes. Se fossem a mesma, teriam o mesmo nome.

Manda mais

Governo envia a Congresso mais 8 projetos de lei pedindo aval para crédito

As propostas se somam a outros dez projetos de lei pedindo autorização para a liberação de crédito extra também enviados formalmente na terça, conforme avisou a edição regular do Diário Oficial de terça-feira.

juntas

Governo dá mais um passo para aproximar Correios e Telebras do setor privado

Ambas foram incluídas no Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI)

racha

Bolsonaro diz que não quer tomar PSL, mas cobra abertura dos gastos do partido

Perguntado se deseja a saída do presidente do PSL, o deputado federal Luciano Bivar (PE), Bolsonaro disse que não defende “nada”

Memória

Estilo madrugador de Lázaro Brandão ajudou a forjar a cultura do Bradesco

Depois de 75 anos dando expediente religiosamente a partir das 7 da manhã, “seu Brandão” manteve dedicação ao banco mesmo após deixar as funções executivas. Eu conto algumas ocasiões em que estive com o lendário banqueiro

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements