Menu
2019-04-25T17:28:09+00:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
Aprovação no 1º semestre

Onyx sobre Previdência: Na final vamos ganhar, é o que importa

Ministro da Casa Civil fala em humildade e pede paciência na articulação política pois não há fórmula no Google para acabar com o “toma lá, dá cá”

11 de abril de 2019
11:12 - atualizado às 17:28
onyx-lorenzoni
Onyx Lorenzoni - Imagem: Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, usou metáforas futebolistas para tratar de erros e acertos do governo nos seus 100 primeiros dias. Sobre uma estimativa de votos para aprovação da reforma da Previdência, o ministro não disse que se entra em campo preocupado em ganhar ou empatar os primeiros jogos, pois “na final vamos ganhar, é o que importa”.

Além disso, Onyx acredita que conquista essa “taça”, “seguramente”, no primeiro semestre do ano, fazendo o Brasil entrar em um “portal de prosperidade”.

Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, perguntei ao ministro, mantendo sua linha futebolística, se ele tinha combinado essa final com os russos (Congresso).

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter

Anteriormente, Onyx já tinha falado em humildade para reconhecer erros e paciência, pois não há fórmula no “Google” para governar sem o “toma lá, dá cá”. Perguntei também o que entra no lugar do presidencialismo de coalizão e como o governo vai construir maiorias.

Segundo Onyx, essa fórmula não existe e o que está sendo feito, baseado na experiência internacional, com honestidade e decência é a construção de um novo caminho. “Estamos aprendendo a construir”, disse.

Ainda de acordo com Onyx, Executivo e Legislativo precisam se reinventar, pois a sociedade mandou um sinal claro de que não quer mais o “toma lá, dá cá” ao eleger “o mais improvável dos candidatos”, o que “mais compreendeu o recado das ruas”.

“Sabemos que devemos a essas pessoas a vitória nessa eleição e tentamos aqui cumprir com o que eles nos sinalizaram”, disse Onyx.

Para Onyx, há uma adaptação a um novo momento, há uma transição que tem que ser “do bem e está sendo do bem”, pois, segundo o ministro, os líderes partidários que estiveram com Bolsonaro “foram unânimes em dizer que não queriam cargos”.

“Vamos nos adaptar ao novo modelo, o Brasil precisava mudar. Temos um novo momento e todos nós estamos tentando, com a maior paciência encontrar os caminhos para que os parlamentares se sintam respeitados, valorizados e partícipes desse momento de transformação do Brasil”, afirmou.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

SEGUE O JOGO

Saída de Levy não deve ter impacto sobre a reforma da Previdência, diz especialista

No entanto, mesmo com eventual aprovação da reforma previdenciária, dificilmente haverá retomada considerável da confiança, diz Rafael Cortez

ANÁLISE

“Chicago Boy”, Levy transitou no petismo e no Bolsonarismo – e foi alvo dos dois”

Assim como o ministro da Fazenda, Paulo Guedes, Joaquim Levy é um nome conhecido do mercado; estopim da demissão foi a nomeação de advogado

DE OLHO NAS AÇÕES

Petrobras faz maior descoberta desde o pré-sal, em Sergipe e Alagoas

Divulgada no mês passado, a descoberta deve gerar R$ 7 bilhões de receita anual à estatal e sócias, calcula a consultoria Gas Energy

MUITO RICOS X MAIS RICOS AINDA

Esta é a grande diferença entre milionários e bilionários, segundo autor

Milionários e bilionários podem ser grupos muito mais distintos do que a maioria acredita. Segundo especialista, esse contraste fica claro com a resposta para uma pergunta

MÚSICA PARA OS OUVIDOS

Energia deve ter nova rodada de privatização

A privatização de estatais é uma das alternativas propostas pelo Plano Mansueto para Estados que precisarem de socorro da União

Seu dinheiro no domingo

O mercado sempre oscila entre o cenário perfeito e o desesperador. Saber onde estamos é o segredo para ganhar dinheiro

Se a percepção prevalente no mercado é de que as coisas só podem melhorar, o investidor deve encarar isso com cautela

DIÁLOGO CORDIAL

Presidente do BNDES conversou com ministro da Economia sobre demissão

Levy entregou seu pedido de demissão do cargo ao ministro após ser alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro neste sábado (15)

TCHAU

Presidente do BNDES confirma pedido de demissão após declarações de Bolsonaro

Levy foi alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro no sábado (15), em função da nomeação do advogado Marcos Barbosa Pinto para o cargo de diretor

REDUÇÃO DE DANOS

Nada impede que a capitalização seja aprovada no 2º semestre, diz Maia no Twitter

O presidente da Câmara defendeu que a questão pode até ficar de fora do primeiro texto da reforma, mas destacou propostas já em andamento na área

CABEÇA A PRÊMIO

Gustavo Franco e Salim Mattar são cotados para substituir Levy

A avaliação é a de que a permanência do atual presidente do BNDES tornou-se insustentável depois da bronca em público do presidente

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements