🔴 SÉRIE EMPIRICUS IN$IGTS: +100 RELATÓRIOS CORTESIA – LIBERE GRATUITAMENTE

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
menos otimismo aí

OCDE reduz projeção para PIB do Brasil de 2019

Expectativa para 2020 também é menor; segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o crescimento da produtividade será o principal motor de crescimento a longo prazo.

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
21 de maio de 2019
11:31 - atualizado às 11:45
Paulo Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes. - Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reduziu suas expectativas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deste e do próximo ano.

Para a entidade, em relatório divulgado nesta terça-feira, 21, a expansão da atividade brasileira em 2019 será de 1,4%, no lugar da de 1,9% prevista em março. No caso de 2020, a previsão baixou de 2,4% para 2,3%.

Segundo a OCDE, uma recuperação gradual deve continuar no Brasil. "A inflação baixa e a melhora dos mercados de trabalho fornecem apoio ao consumo privado e implementação bem-sucedida das reformas, particularmente a reforma da Previdência, ajudaria a reduzir a incerteza e a aumentar o investimento."

A divulgação do relatório acontece em meio ao Fórum Anual da OCDE, que tem sede em Paris. Nos dias seguintes, haverá o encontro do conselho da instituição, quando temas ligados ao seu futuro são debatidos.

O Brasil é um dos seis candidatos a aguardar a abertura do processo de acessão à entidade, ao lado de Peru, Bulgária, Croácia e de Argentina e Romênia, considerados os primeiros da lista.

Mas o processo tem um impasse. Estados Unidos, de um lado, deixaram claro que não desejam ampliar o número de membros da Organização. Mas Washington já declarou apoio aos governos argentino e brasileiro, que ainda não foi concretizado no organismo multilateral.

De outro lado, a Europa, que não é contrária à ampliação da OCDE, apenas aceita a entrada de membros de fora do continente com a garantia de que ela seria acompanhada do ingresso de um membro da região.

Política monetária, crédito e competitividade

Para a OCDE, o Banco Central do Brasil não deve aumentar os juros antes do ano que vem. "Com a inflação projetada para abaixo da meta em 2019 e 2020, o aperto monetário agora parece improvável antes de 2020 e as condições financeiras devem permanecer favoráveis."

A instituição salientou que o crédito tem crescido para as famílias, mas continua a diminuir para o setor corporativo. Para a organização, os atuais planos de reforma para fortalecer a competição no setor financeiro são um "passo promissor" para reduzir os custos dos empréstimos.

Para a instituição, o crescimento da produtividade será o principal motor de crescimento a longo prazo. O documento divulgado pela entidade aponta que fortalecimento exigirá também mais competição em muitos setores para permitir que mão-de-obra e capital passem para atividades com forte potencial.

"Uma integração mais próxima à economia global aumentaria a eficiência ao expor mais empresas à concorrência estrangeira e melhorar o acesso a bens intermediários e de capital de menor custo", diz a OCDE.

A melhora da eficiência por meio da redução das barreiras internas à entrada e pela implementação de políticas para reduzir custos seria ainda um fator de contribuição, como a flexibilização fiscal ou a melhoria da execução de contratos.

* Com Estadão Conteúdo

Compartilhe

EXPECTATIVAS LADEIRA ABAIXO

Na “Copa do PIB” de 2022, Brasil deve ficar atrás de Colômbia, Argentina e México em crescimento

8 de junho de 2022 - 16:32

OCDE baixou a projeção de crescimento do PIB brasileiro de 1,4% para 0,6%, abaixo da média mundial, conforme relatório publicado nesta quarta-feira (08)

TRABALHO E LAZER

Itália é o melhor país para quem busca equilíbrio entre trabalho e bem-estar; confira o ranking da OCDE

18 de maio de 2022 - 11:20

No ranking, o Brasil ficou em 27º lugar em equilíbrio entre vida profissional e pessoal; os países europeus são os mais bem colocados

SE A MODA PEGA…

Atenção, milionários: o que o imposto sobre grandes fortunas de Singapura tem a ver com o Brasil?

21 de fevereiro de 2022 - 17:06

País asiático anunciou na sexta-feira (18) o aumento de tributos para os que ganham mais, incluindo tarifas sobre imóveis e veículos motorizados

PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS

Mourão comenta privatização da Petrobras (PETR4), entrada na OCDE e diz estar ao lado de Paulo Guedes; confira

9 de fevereiro de 2022 - 14:41

O vice-presidente ainda chamou atenção para a necessidade de cumprir metas ambientais se o país quiser entrar na OCDE

OCDE: taxa anual de inflação atinge 3,3% em abril, maior nível desde 2008

2 de junho de 2021 - 9:07

O Índice de Preço ao Consumidor do grupo foi impulsionado pelos valores de energia, que deram um salto anual de 16,3%

mercados hoje

Bolsa perde força após cravar nova máxima; dólar sobe a R$ 5,22 e puxa os juros futuros

31 de maio de 2021 - 10:32

Sem Wall Street para dar o tom, Ibovespa exibe ganhos leves; no câmbio, o dólar à vista sobe

Vai Brasil!

OCDE projeta PIB brasileiro crescendo 3,7% em 2021 e 2,5% em 2022

31 de maio de 2021 - 8:39

Segundo a análise, o agravamento do coronavírus nos últimos meses complicou os prospectos para as políticas fiscal e monetária

segredos da bolsa

Divulgação do Livro Bege e payroll devem movimentar semana marcada por feriados no Brasil e EUA

31 de maio de 2021 - 8:07

Na agenda, está a participação de Roberto Campos Neto em evento sobre economia e payroll dos Estados Unidos

Revisão para cima

OCDE eleva previsão de alta do PIB global em 2021, de 4,2% para 5,6%

9 de março de 2021 - 9:59

O principal motivo para a melhora da revisão é uma perspectiva econômica mais forte para os EUA, que deverão crescer 6,5% em 2021, segundo relatório publicado hoje

Otimismo limitado

OCDE melhora projeção para o PIB do Brasil em 2020, mas piora para 2021

1 de dezembro de 2020 - 9:38

Pelos cálculos da entidade que tem sede em Paris, o Produto Interno Bruto (PIB) doméstico terá uma retração de 6,0% este ano

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar