Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2019-04-12T18:41:15+00:00
Seu Dinheiro na sua noite

Não vale a pena ver de novo

12 de abril de 2019
18:41
O Melhor do Seu Dinheiro
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

Quem cresceu antes da era da Netflix e mesmo da TV a cabo deve ter se acostumado a passar as tardes ligado nas reprises da sessão da tarde ou das novelas, até por falta de opção.

Quando me deparei com a notícia de que a Petrobras havia adiado o reajuste de 5,7% no óleo diesel tive aquela mesma sensação de assistir a um filme repetido, daqueles em que se "aprontam altas confusões". Mudaram apenas os personagens, com Jair Bolsonaro no lugar de Dilma Rousseff.

É sempre bom lembrar que foi a desastrosa política de preços da ex-presidente (até mais do que a corrupção) que levou a Petrobras ao buraco de onde quase não saiu mais.

O anúncio também surpreendeu porque a manutenção dos preços da estatal em linha com os praticados nos mercados internacionais estava justamente entre as metas cumpridas dos primeiros 100 dias do presidente.

Pela manhã, representantes do governo correram para dizer que a suspensão do aumento no combustível não representa uma mudança na forma como a estatal controla seus preços.

Mas essas declarações valeram pouco depois que o próprio Bolsonaro veio a público e disse que não só ligou para o presidente da Petrobras para barrar o reajuste como ainda convocou uma reunião para exigir explicações sobre o percentual do aumento.

A fala do presidente fez estrago nas cotações da empresa, que perdeu mais de R$ 30 bilhões em valor de mercado hoje na bolsa. A sensação de “déjà vu” se fez notar entre os analistas no mercado.

Na melhor das hipóteses, esse pode ter sido um episódio isolado. Mas o Edu Campos explica nesta análise por que você deve desconfiar quando um político repetir os mesmos erros do passado com a promessa de que desta vez será diferente.

Quando o vilão é protagonista

O derretimento de 8% das ações da Petrobras contaminou toda a bolsa hoje. Mesmo com as ações no exterior em alta no embalo da forte balança comercial chinesa, o Ibovespa passou o dia todo no vermelho sob a ameaça da volta do intervencionismo. Foi mais um balde de gelo na renda variável, que já não vinha bem desde segunda-feira e fechou a semana em queda acumulada de 4,36%. O Victor Aguiar acompanhou todos os passos dos investidores e te conta na cobertura de mercados.

Ouça essa notícia

O Podcast do Seu Dinheiro ganhou uma nova protagonista nesta semana. Nossa editora Marina Gazzoni agora vai comandar as picapes desse novo projeto que traz para você uma análise de diversos temas importantes para os seus investimentos. Na largada da Marina, que participa da conversa com a Luciana Seabra, ela conta suas estratégias e experiências no mercado imobiliário. Seja no ônibus, no carro, na academia ou correndo no parque, vale muito a pena conferir o podcast.

E se desidratar?

O vice-presidente Hamilton Mourão já deu várias declarações enfáticas sobre a reforma da Previdência e hoje foi mais um dia de botar a boca no trombone. O general concedeu uma entrevista à rádio CBN de manhã e fez um importante alerta sobre a proposta de desidratar o projeto de reforma. Mourão também comentou sobre as frequentes opiniões discordantes entre ele e Bolsonaro. Saiba tudo o que ele disse nesta reportagem.

O preço do Mickeyflix

Se não dá para fugir das reprises na vida real, que pelo menos a televisão traga novidades. A Disney divulgou hoje os detalhes sobre preços e a data de lançamento do seu produto de streaming, o Disney Plus. O projeto que nasce com a promessa de acabar com o império da Netflix vai custar baratinho e deve disponibilizar várias produções inéditas logo de cara. Confira os detalhes sobre o novo serviço.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Comentários
Leia também
UMA OPÇÃO PARA SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um ‘Tesouro Direto’ melhor que o Tesouro Direto

Você sabia que existe outro jeito de investir a partir de R$ 30 em títulos públicos e com um retorno maior? Fiz as contas e te mostro o caminho

Advogada do investidor

Podcast Sardinhas: A tendência no exterior que poucos brasileiros seguem

Você perdeu dinheiro com a Vale e a catástrofe de Brumadinho? Então provavelmente não sabe o que é ESG. Paula Salamonde, diretora-executiva da MSCI no Brasil conta pra você no Podcast #Sardinhas desta semana. Gostou? Então dá o play e ouça de graça. Não tem Spotify? Acesse o link alternativo. Publicidade

A Bula do Mercado

Mercado aguarda decisão de BCs

Fed e Copom devem manter taxas de juros hoje, mas expectativa é por sinalização de cortes à frente

Ótima notícia por um péssimo motivo

Copom e Fed decidem juros. Se não tem corte, tem aceno, que é quase a mesma coisa

Decisões de política monetária centram atenção nos mercados. Reação pode ser positiva, mas o que motiva a atuação dos BCs não é nada animador

Seu Dinheiro na sua noite

Insiste em zero a zero e eu quero um a um

Você disse que não sabe se não. Mas também não tem certeza que sim. Se Djavan fosse um analista de mercado, representaria o sentimento dos investidores sobre o que vai acontecer com as taxas de juros no país. Para muita gente, não é mais uma questão de “se”, mas de “quando” a Selic vai cair. […]

Tá liberado!

Governo amplia setores autorizados a trabalhar aos domingos e feriados

A partir de hoje, 78 setores estão autorizados a funcionar nesses dias. Entre os novos segmentos está o comércio em geral

Agora vai?

Leilão de ativos da Avianca Brasil acontecerá no dia 10 de julho

Colegiado de desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo liberou a decisão sobre a na manhã de ontem

Preenchendo a vaga

À espera de aprovação do nome de Montezano, BNDES nomeia presidente interino

Nome do atual diretor de finanças da instituição, José Flávio Ferreira Ramos, foi indicado para ocupar o posto provisoriamente

O rombo em forma de dados

Mansueto: dos 26 Estados mais DF, 14 gastam acima do limite de 60% com pessoal

Percentual abordado pelo secretário o Tesouro Nacional foi estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal

Olha eles aí outra vez

Deputados favoráveis à reforma da Previdência defendem volta da capitalização e de Estados

Sessão para debates sobre o relatório na comissão especial da reforma da Previdência na Câmara contou com várias defesas dos pontos retirados

negócio fechado

Embraer assina cooperação estratégica com a Elta para desenvolver P600 AEW

Com o acordo, as duas empresas criam um novo segmento de mercado, o de AEW; aeronave de última geração foi concebida para atuar em um novo segmento do mercado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements