Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
Seu Dinheiro na sua noite

Na alegria e na tristeza

Temer consegue habeas corpus na Justiça e mercados ainda sofrem reflexos dos desentendimentos entre Maia e Bolsonaro

25 de março de 2019
19:14
O Melhor do Seu Dinheiro
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

De todos os argumentos que eu leio e ouço contra as reformas, em particular a da Previdência, um dos mais vazios (para não dizer tolos) é aquele que atribui a realização das mudanças nas aposentadorias aos “interesses do mercado financeiro”.

Por essa lógica torta, o principal objetivo das reformas seria agradar ao tal capital especulativo, e a forte alta da bolsa nos primeiros meses deste ano seria a “prova” disso.

Se tal justificativa fosse verdadeira, ninguém teria ganho dinheiro no mercado durante o governo de Dilma Rousseff. Mas isso não só aconteceu como o lucro foi bem fácil nessa época: bastou comprar dólares e aplicar nos títulos do governo que pagava as taxas de juros mais altas do planeta.

Investir na bolsa é investir nas ações das principais empresas do país. Se o mercado faz isso é porque aposta que o lucro delas vai melhorar junto com a economia. Tudo isso como uma consequência das reformas.

Agora, se a pauta no Congresso realmente degringolar como começou a se desenhar na semana passada, só quem perde é a economia (e todos nós que fazemos parte dela).

Se existe uma beleza no mercado é que ele é capaz de ganhar na alegria e na tristeza. Em outras palavras, um evento potencialmente ruim para a economia pode representar dinheiro no bolso de quem estiver posicionado na ponta contrária.

E olha que aqui no Brasil ainda não é de praxe “operar vendido”, como acontece, por exemplo, no mercado americano. O nosso colunista Ivan Sant’Anna mostra pra você como é possível ganhar nos cenários de baixa e conta algumas das tacadas que ele próprio deu em momentos-chave da economia e da política.

#ForaTemer

A hashtag é antiga, mas voltou à baila desde a semana passada. O desembargador Antonio Athié decidiu liberar o ex-presidente da cadeia, quatro dias depois da prisão por determinação do juiz Marcelo Bretas. Junto com ele, também deixarão a cadeia o ex-ministro Moreira Franco e outras cinco pessoas detidas na quinta-feira. O caso está longe de ser concluído, mas Athié trouxe vários argumentos contrários à prisão preventiva de Temer e dos outros acusados, como você pode ler nesta reportagem.

Depois da tempestade…

...vem uma nervosa calmaria. O clima nesta segunda-feira entre os operadores da bolsa ficou bastante instável, mas nada que justificasse mais um pregão de forte queda como os dos últimos dias. Com a crise política totalmente indefinida e uma correria do governo para tentar estancar a sangria, os investidores preferiram se manter na defensiva. O Ibovespa passou o dia no sobe e no desce, e acabou fechando em baixa de 0,08%, aos 93.662 pontos. O Victor Aguiar, claro, traz para você tudo o que rolou nos mercados nesse começo de semana.

Crise, que crise?

A autoestima de Paulo Guedes é invejável. Eu mesmo queria ter um pouco dessa confiança do posto Ipiranga de Bolsonaro. O ministro fez um discurso hoje para prefeitos e mostrou plena confiança na aprovação da reforma da Previdência, ao dizer que “não há nenhuma crise” no governo. O Eduardo Campos acompanhou pessoalmente esse discurso lá de Brasília e traz alguns detalhes sobre o apelo que Guedes fez aos prefeitos desse Brasilzão.

Dia 84 de Bolsonaro - Sem rostinho colado, mas tem que dançar

Depois de um tumultuado fim de semana trocando farpas com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o presidente Jair Bolsonaro fez reuniões com Paulo Guedes (Economia), Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e outros ministros do que se pode chamar de “núcleo duro”, mas não... (leia mais)

Papo reto

Depois de tanto barulho na internet sobre o caso Bettina, nossa diretora de conteúdo Luciana Seabra decidiu convidar Felipe Miranda, CEO da Empiricus, para abrir o jogo sobre todas as polêmicas recentes. Ele fala sobre os negócios da companhia, a posição da Bettina nessa história e a regulação da CVM neste vídeo. Vale muito a pena assistir se você quer entender de uma vez por todas esse caso.

Porta de saída

Vários leitores do Seu Dinheiro já me perguntaram se é um bom negócio investir em consórcios. O que eu sempre digo é que, antes de mais nada, consórcio não é investimento. De todo modo, pode ser uma forma interessante (e às vezes mais barata) de se comprar um bem a prazo. Uma fintech da Bahia que acaba de receber um investimento do BNDES se propõe a resolver um dos problemas desse negócio, ao oferecer uma porta de saída para quem deseja sair do consórcio porque não consegue mais pagar as parcelas. Conheça o Bom Consórcio nesta matéria que eu escrevi.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Resistências no governo

Para ministro, não pode haver ‘precipitação’ nas privatizações

Há resistências para a privatização de estatais como os Correios e a Eletrobrás; apesar disso, desestatização da Eletrobrás avança

Obstáculos

Plano de privatizações de Guedes esbarra em resistência nos ministérios

As maiores resistências vêm dos ministérios de Ciência e Tecnologia, Agricultura, Minas e Energia e Infraestrutura

Aviação

Segundo NYT, outro jato da Boeing pode ter problemas de segurança: o 787 Dreamliner

Segundo reportagem do New York Times, na fábrica do 787 na Carolina do Sul são comuns os casos de resíduos metálicos e ferramentas esquecidos dentro de aeronaves, além de peças defeituosas instaladas; até chiclete segurando o acabamento de uma porta já foi encontrado

O LEMA DE SÃO TOMÉ

Por que os gringos estão com o pé atrás em relação ao Brasil e à bolsa?

Apesar de o Ibovespa acumular alta em 2019, o fluxo de recursos estrangeiros para a bolsa no mercado à vista está negativo. Com a reforma da Previdência avançando aos trancos e barrancos, os gringos estão como São Tomé: só acreditam vendo

Transparência

Guedes defende mesma transparência do Copom para política de preços da Petrobras

Em entrevista, ministro voltou a defender que a estatal é livre para definir os preços

Petróleo

ANP nega mais prazo à Petrobras; campos terrestres irão para oferta permanente

Agência reguladora negou mais prazo para a estatal apresentar um plano de desativação de campos terrestres que não estão em produção há mais de seis meses

BOMBOU NA SEMANA

MAIS LIDAS: Siga o dinheiro

A vida dos milionários costuma fascinar as pessoas que ainda não chegaram e talvez nunca cheguem lá. Esse é o tipo de tema que costuma despertar as paixões humanas: admiração, inveja, raiva ou simplesmente a questão aspiracional. Quem não nasceu em uma família endinheirada certamente já pensou em como seria a sua vida se fosse […]

Atualização

Avianca cancela mais de 1.300 voos até dia 28

Guarulhos, Brasília e Galeão são os aeroportos mais prejudicados pelos cancelamentos. Já Congonhas e Santos Dumont parecem ter sido poupados

Entrevista

‘O Brasil precisa apressar o passo nas reformas’, diz conselheiro de Paulo Guedes

Para Carlos Langoni, Brasil precisa se apressar porque o processo de “desaceleração sincronizada” da economia mundial impõe desafios ao país. Confira na entrevista

Piora nas contas

Déficit estrutural do setor público chega a 0,7% do PIB em 2018

Devido à deterioração das contas dos Estados e municípios, movimento de melhora das contas públicas pelo resultado oficial não aconteceu no estrutural, que apresentou piora no ano passado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

GUIA GRATUITO

Como declarar seus investimentos no IR 2019