Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
Seu Dinheiro na sua noite

Hoje é dia de maldade

Crise sem fim em Brasília derruba o Ibovespa e faz o dólar disparar; Guedes visita o Senado enquanto deputados falam em “pautas-bomba”

27 de março de 2019
19:16
O Melhor do Seu Dinheiro
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

Uma das características mais fascinantes do ser humano é a capacidade de tomar decisões erradas. Na maioria das vezes tomamos o caminho equivocado porque nos parecia o melhor a fazer naquele momento. Mas em muitas situações erramos quando estamos sob pressão ou simplesmente por teimosia.

Os três leitores dos meus livros (menos que os quatro da coluna do Felipe Miranda) sabem que esse é um traço que eu adoro explorar nos personagens.

Mas é nos filmes de terror que a "arte" de fazer bobagens se manifesta em sua forma plena. Já se tornou clássica a cena em que a mocinha decide subir as escadas de casa para fugir do assassino em vez de simplesmente sair pela porta da frente.

Na segunda-feira passada escrevi aqui sobre as “100 mil razões” para comemorar a marca histórica do Ibovespa. Naquele momento, havia apenas um único risco no radar, que era o da não-aprovação da reforma da Previdência.

Sabendo disso, o que o governo faz? Sobe as escadas e dá de cara com o monstro. A surpreendente deterioração da relação do Planalto com o Congresso em um espaço tão curto de tempo pegou de surpresa até os mais pessimistas.

A derrota do governo na votação de ontem que altera as regras para o Orçamento fez estrago na bolsa. Mas o que deixou os investidores ainda mais preocupados foi o fato de que, até o momento, nenhuma ponte foi (re)construída.

A esperança de que a ida de Paulo Guedes ao Senado ajudaria a atenuar a tensão acabou não se confirmando (pelo menos até o fechamento desta newsletter).

Como resultado, o Ibovespa já acumula um tombo de 8% desde os 99.993 pontos do fechamento de segunda-feira passada. O sonho da bolsa acabou? Eu acredito que não, mas é fato que ele ficou mais distante. Saiba com o Victor Aguiar como foi o filme de terror nos mercados hoje.

Hoje é dia de maldade

E parece que a PEC que engessou o Orçamento é apenas a ponta do iceberg. Parlamentares do Centrão já articulam tirar uma série de pautas-bomba da gaveta e meter chumbo no Planalto. Sem querer fazer qualquer comparação, essa notícia me lembrou muito os ferrenhos embates do ex-deputado Eduardo Cunha com o governo Dilma Rousseff. Saiba mais sobre o pacote de maldades em gestação.

Dia 86 de Bolsonaro - Abraço e beijo aos congressistas

O dia começou com todos atônitos depois que o Congresso aprovou em uma hora uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta a rigidez do orçamento, algo que vai na contramão de tudo que defendeu o ministro Paulo Guedes, mas que teve apoio do presidente Jair Bolsonaro e sua bancada no PSL.

De São Paulo, onde foi fazer exames médicos, Bolsonaro deixou claro que... (leia mais)

Apareceu a Margarida!

Depois o bolo na Câmara, Paulo Guedes resolveu ir ao “date” marcado com o Senado nesta quarta-feira. O ministro participa de uma audiência na Comissão de Assuntos Econômicos e responde a uma série de perguntas sobre várias pautas do governo. Uma delas foi se permaneceria no comando da economia se a reforma da Previdência não for aprovada. O Edu Campos está lá no Senado acompanhando de perto a fala do ministro e traz detalhes para você nesta matéria.

Corrida rumo à bolsa

A rede de varejo esportivo Centauro decidiu ignorar a crise do governo Bolsonaro e deu o pontapé inicial para a abertura de capital. Essa é a primeira oferta de ações do ano, com um potencial de movimentar quase R$ 1 bilhão. E falando em bilhão, quem também deve movimentar essa quantia no mercado é o BTG e o Itaú com uma venda de ações da empresa de energia Eneva. Eu conto pra você os principais detalhes das ofertas em andamento nesta matéria.

Renda fixa sem imposto

Não tem interesse em investir em ações mas está em busca de um investimento mais rentável em renda fixa? Pois a CVM resolveu dar uma mão ao diminuir as restrições aos gestores de fundos de investimento em debêntures de infraestrutura. Além de perseguirem um retorno maior, esses fundos ainda contam com isenção de imposto de renda. Conheça os novos FI-Infra nesta matéria que eu escrevi.

Conta perfumada

A Natura decidiu colocar um pezinho na área de serviços financeiros ao anunciar uma parceria com o Santander. A empresa de cosméticos vai oferecer uma série de produtos bancários para quem é consultor ou consultora da marca. Você confere nesta matéria o que está por trás da novidade e quais serviços a empresa pretende oferecer.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

Resistências no governo

Para ministro, não pode haver ‘precipitação’ nas privatizações

Há resistências para a privatização de estatais como os Correios e a Eletrobrás; apesar disso, desestatização da Eletrobrás avança

Obstáculos

Plano de privatizações de Guedes esbarra em resistência nos ministérios

As maiores resistências vêm dos ministérios de Ciência e Tecnologia, Agricultura, Minas e Energia e Infraestrutura

Aviação

Segundo NYT, outro jato da Boeing pode ter problemas de segurança: o 787 Dreamliner

Segundo reportagem do New York Times, na fábrica do 787 na Carolina do Sul são comuns os casos de resíduos metálicos e ferramentas esquecidos dentro de aeronaves, além de peças defeituosas instaladas; até chiclete segurando o acabamento de uma porta já foi encontrado

O LEMA DE SÃO TOMÉ

Por que os gringos estão com o pé atrás em relação ao Brasil e à bolsa?

Apesar de o Ibovespa acumular alta em 2019, o fluxo de recursos estrangeiros para a bolsa no mercado à vista está negativo. Com a reforma da Previdência avançando aos trancos e barrancos, os gringos estão como São Tomé: só acreditam vendo

Transparência

Guedes defende mesma transparência do Copom para política de preços da Petrobras

Em entrevista, ministro voltou a defender que a estatal é livre para definir os preços

Petróleo

ANP nega mais prazo à Petrobras; campos terrestres irão para oferta permanente

Agência reguladora negou mais prazo para a estatal apresentar um plano de desativação de campos terrestres que não estão em produção há mais de seis meses

BOMBOU NA SEMANA

MAIS LIDAS: Siga o dinheiro

A vida dos milionários costuma fascinar as pessoas que ainda não chegaram e talvez nunca cheguem lá. Esse é o tipo de tema que costuma despertar as paixões humanas: admiração, inveja, raiva ou simplesmente a questão aspiracional. Quem não nasceu em uma família endinheirada certamente já pensou em como seria a sua vida se fosse […]

Atualização

Avianca cancela mais de 1.300 voos até dia 28

Guarulhos, Brasília e Galeão são os aeroportos mais prejudicados pelos cancelamentos. Já Congonhas e Santos Dumont parecem ter sido poupados

Entrevista

‘O Brasil precisa apressar o passo nas reformas’, diz conselheiro de Paulo Guedes

Para Carlos Langoni, Brasil precisa se apressar porque o processo de “desaceleração sincronizada” da economia mundial impõe desafios ao país. Confira na entrevista

Piora nas contas

Déficit estrutural do setor público chega a 0,7% do PIB em 2018

Devido à deterioração das contas dos Estados e municípios, movimento de melhora das contas públicas pelo resultado oficial não aconteceu no estrutural, que apresentou piora no ano passado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

GUIA GRATUITO

Como declarar seus investimentos no IR 2019