Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
Seu Dinheiro na sua noite

As voltas que o dinheiro dá

10 de abril de 2019
18:49
O Melhor do Seu Dinheiro
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

Foi em julho de 1994, portanto há quase 25 anos, que eu recebi o meu primeiro salário, por uns serviços de computação na imobiliária onde o meu pai trabalhava.

Eu não me lembro precisamente o quanto recebi, apenas que o pagamento foi em dinheiro, e na moeda nova que começava a circular no país: o real.

Foi um fato marcante porque eu não precisei sair correndo para gastar aquele dinheiro. Quem nasceu depois de 1994 ou um pouco antes disso não faz ideia do que era conviver em uma economia na qual o valor do dinheiro evapora de um dia para o outro.

No podcast do Seu Dinheiro sobre a reforma da Previdência, o Edu Campos e a Luciana Seabra também compartilharam brevemente algumas lembranças do período de hiperinflação no país. A guerra contra o dragão levou décadas e ainda nos deixa sequelas, como a indexação de alguns preços que ainda persiste na economia.

O receio de um descontrole da inflação também passa pela memória, em particular dos mais “experientes”, toda vez que sai algum índice com números acima do esperado. Foi o que aconteceu hoje com o anúncio do IPCA de março, que superou as expectativas dos analistas.

Se você ficou preocupado, vale a pena a leitura da análise preparada pelo Edu, que também conta o que é preciso para afastarmos de vez a ameaça de volta da inflação.

Liberdade, ainda que tardia

Vou pedir uma licença poética aos mineiros para falar sobre um assunto de grande importância para qualquer investidor. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou que o governo entregará um novo projeto de autonomia do banco ao Congresso . Essa é uma pauta que circula há muito tempo lá em Brasília, mas nunca conseguiu ir para frente. Um BC independente também é condição importante para a manutenção da inflação sob controle, como bem (ou mal) demonstrou o governo Dilma. Será que os tempos mudaram e o BC vai, enfim, conquistar sua autonomia?

Dia 100 de Bolsonaro - Política interna e externa

A comemoração dos 100 primeiros dias de governo está para ser realizada com um dia de atraso, amanhã, dia 11, em evento no Palácio do Planalto. Além de um balanço das ações prioritárias, Jair Bolsonaro deve... (leia mais)

Andar com fé eu vou

O general Mourão resolveu dar uma de “marqueteiro do governo” lá na gringa. Diante de vários investidores estrangeiros, o vice-presidente pediu confiança na gestão Bolsonaro e afirmou que o capitão sabe o que precisa ser feito para colocar a economia nos trilhos. É mais um movimento governista no sentido de atrair o dinheiro vindo lá de fora, já que muita gente ainda está reticente sobre a implementação das pautas liberais de Paulo Guedes.

Pra Disney ou pro bolso

Se você pensa em investir em dólar como um primeiro passo para diversificar a sua carteira, ou planeja aquelas férias na Disney, então o Fausto Botelho trouxe um presente especial. Neste vídeo ele faz algumas avaliações dos rumos do câmbio nos próximos meses com base na famosa análise gráfica, e responde a badalada pergunta sobre se é hora de comprar ou vender a moeda americana.

Parados no cartel

Vou pedir licença para falar mais uma vez com os leitores mineiros do Seu Dinheiro. Por acaso vocês perceberam que o preço da gasolina anda parecido demais? O Cade concluiu que sim. O órgão de defesa da concorrência condenou a BR Distribuidora e Ultrapar, dona dos postos Ipiranga, por auxiliarem em uma formação de cartel em várias cidades do Estado. O caso ainda não foi encerrado, ainda falta definir a multa que será aplicada às companhias, mas esta matéria traz os detalhes do caso e do impacto nas ações das companhias.

De que lado eles estão

Para encerrar, uma notícia inusitada. Não foi só no Brasil que o debate sobre capitalismo e socialismo esquentou. Em uma audiência no Congresso dos Estados Unidos, o deputado republicano Roger Williams quis esclarecer de vez: afinal qual a ideologia política dos grandes banqueiros? A pergunta foi dirigida aos chefões do Citigroup, JPMorgan, Morgan Stanley, Bank of America, State Street, BNY Mellon e Goldman Sachs. Confira a resposta deles lá no Seu Dinheiro.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Guerra das maquininhas

Ofensiva da Rede chancela discurso do Itaú que defendia pagamento em dois dias

Ao isentar a taxa de antecipação de recebíveis para alguns clientes, a Rede faz um contra-ataque agressivo para ganhar escala; Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos, presidida por um diretor da Stone, vê prática anticompetitiva

Enquanto isso, no WhatsApp

Plano de Guedes para gás mais barato encontra resistência na Petrobras

Setores da Petrobras resistem ao plano do ministro da Economia, Paulo Guedes, de abrir o mercado de gás e acabar com o monopólio da estatal

Petrobras

Alta da gasolina este ano é superior à do óleo diesel

Petrobras, contudo, não repassou integralmente os ajustes da cotação do petróleo no mercado internacional, e gasolina aumentou menos do que deveria

Reforma da Previdência

Centrão diz que pode votar reforma na CCJ na terça, mas espera novo relatório

De acordo com parlamentares ouvidos pela reportagem, há avanços para a retirada de quatro pontos do relatório

IPO

Rede social Pinterest estreia na bolsa com alta de 28%

IPO da rede social na bolsa de Nova York ocorreu na última quinta. A valorização fez a empresa ser avaliada em US$ 16 bilhões

TUDO QUE VAI MEXER COM SEU DINHEIRO HOJE

Hora do acerto de contas

Caro leitor, Desde que eu comecei a cobrir finanças pessoais e investimentos, o mês de abril tem sido de especial agitação. E isso não apenas por causa do meu inferno astral, já que meu aniversário é no começo de maio, mas também porque se avizinha o fim do prazo para entregar a famigerada declaração de […]

Disputa pelos ares

Cade analisará Latam e Gol no caso Avianca

Órgão de defesa da concorrência abre processo para investigar conduta anticompetitiva de Gol e Latam. A suspeita é que companhias tenham entrado na disputa de forma a tirar a Azul da jogada

Vídeo

Por que a política tem tanta influência na bolsa brasileira?

Nas últimas semanas, canetadas presidenciais mexeram com o Ibovespa. Entenda por que quem investe em ações no Brasil tem que ficar mais de olho na política do que o normal

IR 2019

Como declarar o imposto de renda 2019: tudo que você precisa saber para prestar contas ao Leão

Neste guia, você encontra o caminho das pedras para preencher e entregar a sua declaração de imposto de renda, mesmo que seja a sua primeira vez

#Tamojunto

Relacionamento entre Bolsonaro e Guedes é ótimo

Prova disso é que com uma boa conversa, o ministro não só resolveu o imbróglio da Petrobras, como plantou a ideia de privatização dessa joia da coroa

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu